5+ Coisas Importantes sobre o Sono na Gravidez
A gravidez, apesar de um período importante e gratificante para o casal e mais especificamente para a mãe, é também uma época de muitos desafios e é claro, tem ainda alguns problemas.
Nesse artigo você saberá de coisas importantes a respeito do sono na gravidez, para prestar bastante atenção a esse processo tão fundamental tanto para a saúde da mãe como para o desenvolvimento do bebê.
Nesse período, a gestante tem uma série de transformações hormonais intensas, levando a mudanças físicas a anímicas extremas.
Essas mudanças mudam os padrões de humor, personalidade, sensibilidade, apetite e até os de sono.
Devido a isso, o sono na gravidez é um assunto complicado e cheio de nuances, sendo estudado e objeto de preocupações dos especialistas cada um em uma maior escala.
Importância do Sono na Gravidez
Padrão variado de sono
Existe uma tendência natural de que a gestante tenha uma sensação dominante de sonolência, devido principalmente a uma queda de pressão decorrente da divisão do sangue da mãe, com o do bebê, ou seja, o sangue da mãe deve ser o suficiente para nutrir não apenas a si mesma, como é claro, o seu bebê.
Porém, se a mãe tem dificuldade para dormir em períodos não gestacionais, pode passar a ter um sono normal, o que pode ser bastante positivo.
Alimentação diferente
A alimentação é outra coisa que muda na gravidez, pois da mesma forma que o sangue da mãe também é para o filho, o intestino e todo o parelho digestivo do feto estão inativos e só serão exigidos depois do nascimento.
Enquanto isso a mãe fornece o seu aparelho digestivo para os dois, o que acarreta certa lentidão nesse sistema, sendo bom que a mãe coma apenas alimentos leves, principalmente durante a noite.
Profundidade do sono
Voltando ao sono, existe ainda uma maior dificuldade de se alcançar um sono mais profundo e restaurador, sendo importante que este momento seja bem preparado e tranquilo, além de, é claro não haverem grandes interrupções.
Um sono tranquilo, silencioso e demorado é um fator essencial para uma boa gravidez e um bom desenvolvimento do feto.
Posição na hora do sono
Principalmente se falando na parte inicial da gestação, você pode dormir na posição a qual você já está acostumada, mesmo em períodos não gestacionais.
No entanto,quando a sua barriga crescer mais, prefira dormir no seu lado esquerdo, para assim melhorar a oxigenação do seu bebê.
O bebê tem outro regime de sono
Como dentro da barriga não existem horários, noite e dia, o bebê pode estar acordado na hora em que você estiver dormindo e começar a te chutar, o que com o tempo melhora, reduzindo essa ocorrência.