Hemorróidas na Gravidez

hemorroidas gravidez 1

As hemorróidas durante a gravidez são muito comuns. As hemorróidas são veias que incham na zona do reto ou do ânus, provocando dor.

Os sintomas deste problema de saúde durante a gravidez são: dor na zona do ânus, dores quando anda, se senta, ou quando evacua, comichão no ânus, e ainda, existência de sangue vermelho no papel higiénico, quando se limpa, ou nas fezes.

Em casos menos frequentes, em que a hemorróidas é externa, aparece uma estrutura saliente na zona do ânus.

Conteúdos
  1. Como Aparecem as Hemorróides
  2. Tratamento para as hemorróidas durante a gravidez

Como Aparecem as Hemorróides

O aparecimento de hemorróidas na gravidez é causado geralmente devido à maior pressão sobre a zona pélvica, devido ao aumento de peso.

Contudo, sendo uma doença que aparece normalmente associado a obstipação frequente, as mulheres que antes de engravidar já tivessem esse problema têm maior facilidade em desenvolver hemorroidas.

O tratamento para este problema é simples, e normalmente traz alívio rápido dos sintomas.

Tratamento para as hemorróidas durante a gravidez

O tratamento para as hemorróidas durante a gestação consiste principalmente em cuidados de higiene adequados à situação, medicamento para hemorróidas indicado para grávidas, e ainda, banhos para aliviar os sintomas.

Relativamente à higiene íntima, a grávida deve deixar de se limpar com papel higiénico, e passar a lavar-se sempre quando evacua ou urina.

Para isso, deve usar um sabonete neutro e água morna. Quanto ao medicamento, o médico, depois de pesar as vantagens e desvantagens, pode prescrever uma pomada apropriada para as hemorróidas, que a grávida aplica no local.

Por fim, a grávida pode fazer banhos de assento, utilizando plantas medicinais com propriedades curativas, como por exemplo a castanha da índia ou o hammamélis.

Esta é uma forma alternativa e mais natural de tratar as hemorróidas, sem recurso a medicamentos.

Há ainda outros cuidados diários que a grávida deve ter, que irão ajudar no tratamento do seu problema.

Assim, a grávida deve reforçar os alimentos ricos em fibra, de forma a não ter prisão de ventre. A obstipação é a principal causa das hemorroidas, e por isso, uma dieta que favoreça o trânsito intestinal irá ajudar.

Deve também beber muita água, preferencialmente 2 litros por dia.

Deve ainda ter cuidado quando estiver a defecar para não fazer muita força, de maneira a não rebentar a veia inchada.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.