Dicas para Acabar com a Insónia na Gravidez
Neste artigo poderá saber quais as causas da insónia na gravidez e como resolver esse problema.
A insónia é um problema que impede ou dificulta o ato de dormir. Durante a gravidez, por várias razões, é normal algumas mulheres sofrerem de insónias.
E numa fase da vida onde a grávida sente mais cansaço que habitualmente, não conseguir dormir pode ter efeitos bastante negativos na qualidade de vida da futura mãe.
Insónias e a Gravidez
Apesar de a maioria das grávidas sentir muita sonolência, especialmente no primeiro trimestre, a insónia é uma situação bastante comum durante a gravidez, sendo a causa mais apontada as alterações hormonais normais desta fase da vida.
O nível elevado de progesterona tem um efeito sedativo sobre o sistema nervoso central, o que leva a maior sonolência, mas o aumento do estrogénio tem o efeito contrário, levando a insónias.
Contudo, há outras explicações, como o stress e a ansiedade, também habituais durante a gravidez, ou então, o desconforto provocado pelo tamanho da barriga na hora de dormir. As insónias são assim mais vulgares durante o último trimestre da gravidez.
O que fazer quando tem insónias durante a gravidez?
Não é aconselhável a grávida tomar medicação durante a gestação, apenas em casos específicos, e sob recomendação médica.
Assim, a grávida tem de ter outras soluções para a ajudar a resolver este problema. De seguida deixamos alguns truques e cuidados a ter, que irão reduzir as probabilidades de ter insónias.
- Colocar uma almofada entre as pernas, de forma a ficar mais confortável na posição lateral;
- Dormir um local calmo e tranquilo;
- Ter uma rotina de sono, deitando-se sempre à mesma hora;
- Deve evitar ir à noite para locais com muito barulho;
- Reforçar a sua alimentação com alimentos que promovam o sono (exemplos: vitela, banana, laticínios, arroz, etc.);
- Evitar bebidas estimulantes a partir das 18 horas;
- Beber um chá de cidreira com mel antes de se deitar.
Siga estes conselhos, e conseguirá lidar melhor com as suas insónias durante a gravidez. Se o problema persistir, consulte o seu médico obstetra.