Depressão Pós-Parto

depressao pos parto

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres. A maternidade é um trabalho para toda a vida que mexe imenso com as nossas hormonas enquanto mulheres. Nos primeiros tempos a privação de sono e o medo de errar podem levar muitas mulheres a uma  depressão pós-parto.

A depressão pós parto é bastante comum, o grande problema é que muitas mulheres não assumem que algo tão natural como ter um bebé possa levar à depressão e muitas vezes escondem os sintomas.

É cada vez mais comum muitas mulheres sentirem vontade de chorar, mudanças repentinas de humor, insegurança, baixa auto estima depois de terem um bebé, estes são os sintomas mais comuns de uma depressão pós- parto. Muitas mães sentem vergonha de admitir que não estão bem e o tratamento passa por apoio psicológico e, em alguns casos, a utilização de medicamentos.

Conteúdos
  1. Sintomas de uma depressão pós parto
  2. O que fazer se desconfia que tem uma depressão pós parto
    1. Desabafe
    2. Não se afaste
    3. Alimente-se bem

Sintomas de uma depressão pós parto

Tristeza constante
Sensação de culpa
Irritabilidade
Choro constante
Exaustão
Insónia
Ansiedade em relação ao bebé
Falta de concentração
Perda de libido
Falta de energia
Falta ou excesso de apetite

O que fazer se desconfia que tem uma depressão pós parto

Desabafe

A insegurança e o medo de fazer algo errado são muito comuns, principalmente nas mães que têm o 1º bebé.

Todas as mães, mesmos as que têm mais de um filho sentem alguma insegurança em relação à forma de tratar dos filhos, errar é normal.

Não sinta vergonha em pedir ajuda a amigas, familiares. Em casos mais graves pedir ajuda a profissionais médicos.

Não se afaste

A maternidade é sem dúvida um dos melhores momentos da vida de uma mulher, mas por ser mãe você não deixa de ser mulher, amiga, filha, irmã, não se centre na sua relação mãe- filho e nunca se esqueça de viver, conviver, namorar.

É importante que saia e converse com outras pessoas, ficar centrada no bebé pode contribuir para uma depressão, não queira ser uma super mãe.

Alimente-se bem

Muitas recém mães esquecem-se de se alimentar bem, está provado que a falta de algumas gorduras, aminoácidos e vitaminas pode influenciar no surgimento de depressões.

Depois de ter um bebé o corpo demora a voltar ao normal, foram 9 meses a engordar não vai perder o peso em apenas alguns dias, aprenda a gostar de si, a tirar partido das suas nonas formas.

Adopte hábitos de vida e alimentares saudáveis.

Lembre-se que você não é a culpada da depressão pós- parto, peça ajuda não tenha vergonha.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.