Exercícios de Kegel na gravidez
Os exercícios de Kegel, são exercícios simples e sem necessidade de grande esforço. Saiba mais sobre estes exercícios, as suas vantagens e como fazer.
A gravidez provoca grandes alterações no corpo da mulher, tanto a nível fisiológico, como a nível muscular. Uma das zonas mais afetadas é a zona pélvica, essencialmente devido ao peso do bebé na barriga, e claro, ao parto.
Para que os músculos pélvicos se mantenham saudáveis e fortes durante a gravidez, e o resto da sua vida, tem de os tonificar e estimular.
O que são os exercícios de Kegel
Os exercícios de Kegel são exercícios direcionados para os músculos da pélvis. Permitem reforçar e fortalecer o períneo, que engloba os músculos da vagina, do útero e do reto.
O períneo tem um papel muito importante no parto, e como tal, ao ser exercitado para aumentar a sua elasticidade. Iirá promover um parto mais fácil e um controlo mais efetivo da sua micção.
Criados na década de 1940 por Dr. Arthur Kegel, estes exercícios facilitam assim o parto da mulher, a regeneração muscular pós-parto, e ainda, a prevenir a incontinência durante e após a gravidez.
Os exercícios de Kegel são portanto um conjunto de exercícios pensados especialmente para as grávidas, sendo hoje em dia a base de qualquer programa físico para grávidas.
Contudo, e apesar de mais direcionados para as gestantes, podem também ser realizados por mulheres que não estejam grávidas e por homens, de forma a aumentar a força da sua zona pélvica.
Vantagens dos exercícios de Kegel na gravidez
Os exercícios de Kegel são exercícios muito simples e fáceis de fazer, não implicando grande dificuldade. São assim perfeitos para grávidas, já que conseguem bons resultados sem a necessidade de grandes esforços, pouco indicados nesta fase na sua vida. Conheça de seguida as principais vantagens dos exercícios de Kegel da gravidez.
- Tonificam os músculos na vagina;
- Maior velocidade na cicatrização de feridas decorrentes do parto;
- Facilitam o trabalho de parto;
- Previnem ou aliviam a incontinência após o parto;
Como fazer os exercícios de Kegel na gravidez
Como referimos em cima, estes exercícios são muito fáceis de fazer, podendo ser realizados em qualquer local e a qualquer hora, sem necessitar de vestuário próprio ou de qualquer instrumento. De seguida pode aprender como realizar os exercícios de Kegel.
1 – Contrair os músculos da pélvis, como se estivesse a tentar impedir a urina de sair. Mantenha a contração durante 5 a 10 segundos.
2 – De seguida, relaxe calmamente e suavemente os seus músculos.
3 – Deve repetir 10 vezes.