Exames do Terceiro Trimestre de Gravidez
A partir do momento em que uma mulher sabe que carrega um filho dentro de si, ela deve procurar acompanhamento médico. Neste artigo poderá conhecer os exames do terceiro trimestre de gravidez.
Deve estar sempre atenta a todos os sinais, de modo a que o bebé se desenvolva o melhor possível.
Os exames pré-natais são fundamentais para assegurar o correto desenvolvimento do bebé. Também, para diagnosticar alguma anomalia, para assim ser rapidamente resolvida.
Quais os Exames do terceiro trimestre de gravidez
O terceiro trimestre da gravidez é aquele que implica maior ansiedade. Afinal, o grande momento está a chegar.
Mas, o facto de o tempo estar a chegar ao fim não significa que a grávida não deva continuar a fazer os exames necessários.
De seguida poderá conhecer a lista de exames do terceiro trimestre de gravidez.
Rastreio de anticorpos anti-Rh
Quando a grávida tem sangue Rh negativo, existe a hipótese de desenvolver anticorpos que podem atacar o bebé.
Assim, ao longo da gravidez são feitos rastreios de anticorpos anti-Rh, de forma a verificar a sua presença.
Às 28 semanas a grávida recebe mesmo uma injeção com imunoglobulina anti-D, que irá impedir que se formem os anticorpos.
Análises ao sangue
Nesta fase da gravidez é realizada uma análise ao sangue, de forma a verificar se existe anemia. Contudo, se já tiver efetuado este exame no segundo trimestre, e tudo estava normal, é natural que o médico não volte a pedir no terceiro trimestre.
Rastreio da diabetes gestacional
Também este exame faz parte da lista de exames do terceiro trimestre de gravidez, onde são verificados os valores glicémicos da grávida.
Tal como as análises ao sangue para anemia, se este exame já tiver sido feito no segundo trimestre e não tiver levantados suspeitas, pode não se realizar nesta última fase.
Análise ao estreptococo do grupo B
Também no terceiro trimestre, a grávida pode ter de fazer análises para verificar a presença de estreptococos do grupo B (SGB) na zona do reto ou da vagina.
Análises a infeções sexualmente transmissíveis
Quando a gestante comporta um risco alto de contração de doenças sexualmente transmissíveis.
O médico obstetra pedirá análises ao sangue para verificar a presença de sífilis. Fará culturas do colo do útero, para verificar a existência de gonorreia ou clamídia.