Parto Normal - O Que Ninguém Contou Para Você
O parto é um acontecimento que geralmente desperta grande receio entre as mulheres, especialmente nas grávidas de primeira viagem. Se você está grávida pela primeira vez, saiba mais sobre o parto normal – o que nunca ninguém contou para você.
Contudo, é bom lembrar que o parto é algo natural, para o qual o corpo feminino está totalmente preparado.
Além disso, o parto normal traz inúmeras vantagens sempre que decorra normalmente.
11 Coisas Que Ninguém Te Conta
Confira de seguida vários esclarecimentos sobre muitas das preocupações das mulheres relacionadas com o parto normal
Rompimento da bolsa
Apesar de na maioria dos casos as águas rebentarem naturalmente, em alguns casos isso pode não acontecer, sendo uma enfermeira a fazê-lo. Mas não se preocupe, é um procedimento seguro e indolor.
Contrações
As temidas contrações não são mais que dores de menstruação, mas muito mais fortes. A dor sentida depende muito da sensibilidade de cada mulher, e mesmo as sensações mais dolorosas duram apenas alguns segundos.
Toque vaginal
O toque vaginal é um procedimento feito pelo médico obstetra para verificar o estado do bebé, sendo algo que vai doer um pouco.
Epidural
A anestesia, geralmente epidural, irá poupar-lhe da dor das contrações, sentindo-as mas sem qualquer sensação dolorosa.
Defecar durante o parto
Muitas mulheres têm receio da vergonha que possam sentir ao defecar durante o trabalho de parto. Isto realmente pode ocorrer, sendo algo perfeitamente natural e ao qual a equipa médica está habituada.
Corte vaginal
O corte vaginal é outros dos assuntos que mais amedrontam as mulheres. No entanto, este é apenas feito quando necessário, e como está anestesiada, não sentirá qualquer dor. Caso seja necessário, após o parto a gestante terá de levar pontos, que não sentirá pois ainda está sob o efeito da anestesia.
Retirar a bolsa
Quando a bolsa não sai naturalmente depois do parto, é necessário ser o médico a retirá-la, sendo um procedimento que causa dor.
Frio
Após o parto é normal sentir bastante frio, devido ao esforço elevado por que passou durante o nascimento. É perfeitamente normal.
Levantar-se
Passada uma hora depois do parto, se tiver levado poucos pontos ou nenhuns, já pode levantar-se sozinha e mesmo caminhar.
Internamento
O tempo normal de internamento após o parto normal é de 3 dias, podendo mesmo nalguns casos ser de apenas dois.
Recuperação
A recuperação de um parto normal é muito rápida, tendo apenas de ter o cuidado de não fazer grandes esforços nos primeiros dias.