Como Aliviar as Dores nas Pernas e nas Costas Durante a Gravidez
No decurso da gravidez, problemas como inchaço de pernas, pés e mãos, mas também, dores de costas e pernas são muito habituais. Confira de seguida como aliviar as dores nas pernas e nas costas durante a gravidez.
Estes últimos, em particular, afetam praticamente todas as gestantes, já que com o aumento de peso gradual eleva-se também a pressão sobre pernas e costas. Mas o peso a mais não é o único motivo.
Alterações a nível dos ligamentos, hormonas e sistema circulatório, trazem consigo algumas mudanças que provocam dores nas pernas, articulações, tornozelos, etc.
Se está grávida e começa a sofrer com as dores de pernas e costas, há algumas dicas úteis que pode seguir para aliviar o desconforto.
Dicas para aliviar as dores nas pernas e nas costas durante a gravidez
A dor nas costas, geralmente localizada na região lombar, ao fundo das costas, tal como a dor nas pernas, ocorre especialmente devido à contração dos músculos ao longo da coluna.
Estas dores intensificam-se com o final da gravidez. Piorando sempre que a gestante fique muito tempo em pé ou sentada.
Para ajudar a aliviar as dores nas pernas e nas costas durante a gravidez siga as seguintes dicas:
- dormir de lado, com um travesseiro no meio das pernas;
- evitar utilizar sapatos com salto alto;
- ter uma alimentação equilibrada e balanceada, de modo a evitar um aumento excessivo de peso;
- quando tiver que se baixar ou apanhar algo do chão, agache-se, dobrando as pernas e não a coluna.
As dores nas pernas ocorrem também pelo aumento de peso que decorre ao longo da gravidez, especialmente a partir do segundo trimestre, mas também, pela acumulação de líquidos na zona das pantorrilhas e tornozelos.
É por isso normal a gestante, no final do dia, sentir desconforto e sensação de peso nesta zona das pernas. Além disso, com as alterações a nível do sistema circulatório, é natural as pernas incharem.
Confira de seguida algumas dicas sobre como aliviar as dores nas pernas e nas costas durante a gravidez:
- faça exercício físico moderado e adequado a uma gestante, incluindo alongamentos para pernas quando sentir o desconforto;
- evite estar muito tempo parada, seja em pé ou sentada;
- quando sentir a dor nas pernas, deite-se, e com ajuda de uma toalha apoiada na ponta do pé e com a perna esticada, alongar a pantorrilha;
- use meias elásticas, com compressão suave a média;
- evite ter uma vida muito sedentária.