7 Dicas de Segurança para os seus Filhos

regras seguranca criancas

Com as notícias que ouvimos todos os dias todos os pais ficam cada vez mais preocupados com a segurança dos seus filhos. Existem algumas regras de segurança que devem ser ensinadas desde pequenos para evitar situações problemáticas.

As regras de segurança para os mais pequenos e mesmo para os maiores. Não se devem limitar a proteger os perigos da casa como escadas, esquinas e tomadas. Deve preparar os filhos para os perigos externos.

É muito importante garantir que o seu filho sabe reagir a situações de perigo. Estar atento a qualquer sinal de perigo e saber como reagir, porque o perigo espreita em qualquer lado e ninguém consegue proteger os filhos 24 horas por dia.

Conteúdos
  1. Regras de Segurança para os seus Filhos
    1. #5

Regras de Segurança para os seus Filhos

#1

Deve falar com o seu filho sobre os perigos, as crianças são inocentes e muitas vezes não se apercebem de alguns perigos, seja o exemplo e através de jogos ensine-o a reagir em certas situações como atender o telefone, atender a porta, falar com estranhos….

#2

Ensine aos seus filhos o nome completo, morada e o número do seu telemóvel. Estes dados são fundamentais para o caso da criança se perder ou para uma situação de perigo.

#3

Ensine o seu filho sobre a forma correta como pode ser tocada por pessoas estranhas e que alguns gestos de carinho apenas são permitidos a pessoas especiais como os pais.

#4

Atender o telefone, a criança deve saber que não deve atender telefone quando toca.

Se o fizer nunca deverá dizer que está sozinha em casa ou dar qualquer tipo de informação.

Os telemóveis também devem ser controlados todos os dias, e se possível, limitar as suas funções ou acesso a números externos.

#5

Não abrir a porta a estranhos, é uma regra simples e essencial para evitar situações de perigo.

Dê preferência a intercomunicadores com imagem para o seu filho poder ver quem é.

Mesmo assim só deve abrir em caso de ser um dos pais, irmãos e nunca nunca falar ou abrir a porta a pessoas estranhas.

#6

A internet é um dos maiores perigos da atualidade.

Se os adultos têm dificuldades em gerir informações e burlas as crianças estão muito mais vulneráveis a estes perigos.

Ensine o seu filho a navegar em segurança e a ter alguns cuidados, especialmente nas redes sociais.

Limite e acompanhe o seu comportamento na net.

#7

Números de segurança, coloque em destaque na sua casa os números de segurança como policia, emergência e bombeiros. Se a criança é muito pequena coloque em marcação rápida no telefone de casa e ensine-a a mascar.

Não podemos proteger os nosso os filhos todos os segundos mas podemos dota-los de mecanismos para reagir a situações de perigo, não adie este momento e não evite assuntos mais  complicados.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.