Anestesia Elimina por Completo a Dor do Parto Normal ?

anestecia parto normal

O parto normal dói muito quando é realizado sem anestesia.

Ao engravidar as mulheres, principalmente, as que estão grávidas pela primeira vez, ficam muito preocupadas com a hora do parto.

Elas morrem de medo do parto normal, por causa da imensa dor que parece que todas as mulheres sentem.

Conteúdos
  1. Anestesia elimina a dor do parto ?
  2. Como diminuir a dor do parto normal de forma natural
  3. Como ocorre a recuperação do parto normal

Anestesia elimina a dor do parto ?

O corpo feminino sofre grandes mudanças para que o bebê nasça atravessando o canal de parto, porém, em quase todos os casos é possível que as grávidas sejam anestesiadas o que faz com que a dor vá totalmente embora.

Os obstetras costumam aplicar em suas pacientes a anestesia epidural um pouco depois das fortes contrações que indicam que o parto normal se aproxima.

Essa anestesia é aplicada assim que a gestante chega ao hospital aliviando rapidamente a dor.

Com a anestesia epidural aplicada, a única dor que a futura mamãe vai sentir durante o parto é a das contrações no trajeto entre sua casa e o hospital.

Em alguns casos, a anestesia além de tirar completamente a dor do parto ainda altera a sensibilidade às dores das contrações, ou seja, as mulheres deixam de sentir também as dores das contrações, por isso, o médico precisa usar um aparelho para saber quando a grávida está tendo uma contração, para que ela possa fazer força e ajudar o bebê a nascer.

Como diminuir a dor do parto normal de forma natural

Para as mulheres grávidas que não querem ser anestesiadas durante o parto normal.

Existem algumas formas naturais que auxiliam no controle da dor são elas: Massagens feitas pelo companheiro na hora do parto, entre uma contração e outra; respirar profundamente no momento em que a dor estiver insuportável e se movimentar durante as contrações.

Como ocorre a recuperação do parto normal

Todas as mulheres sabem que a recuperação do parto normal é bem mais rápida do que a do parto cesariana.

A mulher que passou por um parto normal tem a sua recuperação completa entre 4 e 8 semanas depois do nascimento do bebê.

Durante o período de descanso, as mulheres podem sentir os músculos cansados por causa do esforço feito no trabalho de parto.

Após o parto normal, as mulheres podem passar por algumas perdas de sangue que ocorrem por causa da saída dos restos da placenta e que duram de 2 a 4 semanas, o sangue começa vermelho escuro e vai até o amarelo claro e desaparece.

A recuperação do parto normal oferece menos riscos do que a do parto cesárea, pois, complicações como hemorragias e infecções são muito difíceis de acontecer.

Portanto, as grávidas que estão com medo de passar pela dor do parto normal, precisam falar com seus médicos e avisar que vão querer anestesia epidural.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.