Quando Começam os Chutes do Bebê na Barriga da Mãe?
Uma das garantias de que o bebê está bem são os chutes na barriga de sua mãe.
Ao engravidar as mulheres ficam muito preocupadas com o desenvolvimento do seu bebê, porque qualquer coisa pode revelar que o pequeno não está se desenvolvendo do jeito certo.
Quando um bebê começa a chutar, sua mãe fica muito feliz porque é um sinal de que ele está bem.
A impressão no início é que os chutes são pequenas ondas dentro da barriga, parecidas com borboletas voando. Isso ocorre porque os movimentos do bebê deslocam o líquido amniótico, onde o pequeno está envolvido e se reflete na parede do útero.
Quando começam os chutes do bebê na barriga da mãe?
A mulher começará a sentir a sensação dos chutes do bebê entre a 20ª e a 24ª semanas de gestação, que é quando o útero se projeta no abdômen, perto da região do umbigo. Antes desse período, até a 12ª semana, o útero fica perto do osso púbico e torna impossível que a gestante perceba a movimentação do feto.
É importante que as mães saibam que o bebê se mexe sempre desde o começo da gravidez, mas, no começo é difícil de perceber.
É comum que na primeira gravidez os chutes do bebê sejam confundidos com gases, que são comuns nas primeiras semanas por causa das alterações no funcionamento do intestino.
Quando a mulher estiver na segunda gravidez, ela conseguirá identificar o movimento do bebê mais cedo, por volta da 17ª ou 18ª semana.
Mães de primeira viagem ficam inseguras pensando que o bebê não está mexendo no útero, mas, não é bom comparar os chutes dos bebês das amigas com os de seu bebê, pois cada um se comporta de um jeito diferente.
Se perceber que seu filho não está mesmo mexendo, converse com seu obtetra, ele fará um ultrassom que mostrará se o bebê está bem.
Os chutes dos bebês são mais comuns à noite
Algumas grávidas acreditam que os bebês juntam com mais frequência durante a noite, mas isso pode ser impressão, porque nesse período elas estão mais relaxadas e concentradas no seu corpo. Já durante o dia, as atividades fazem com que as mulheres não prestem atenção nos chutes do seu bebê.
É importante que a gestante monitore os chutes do bebê, pois, ele deve chutar pelo menos uma vez a cada quatro horas.
Portanto se seu bebê já está começando a chutar, aproveite muito esse momento que é inesquecível não só para a mãe como também para o pai do pequeno que não abre mão de sentir seus chutes.