Como Tratar Pernas, Pés e Tornozelos Inchados Causados pela Gravidez ?

tratar pes na gravidez

Com simples dicas e cuidados é possível aliviar o inchaço das pernas, pés e tornozelos e desfrutar de uma gestação mais saudável.

Durante e depois da gravidez as mulheres precisam lidar com muitas alegrias, mas também com muitos problemas que acontecem no corpo.

Nesta fase acontecem grandes mudanças , alguns dos problemas mais comuns são inchaço nas pernas, pés e tornozelos.

Para todas as futuras mães é importante passar por uma gravidez sem sofrer tanto com o inchaço que acometem principalmente a região dos membros inferiores, e acontecem principalmente por causa da dificuldade na circulação sanguínea e excesso de peso.

Conteúdos
  1. Como tratar o inchaço nas pernas durante a gravidez
  2. Como tratar o inchaço nos pés e tornozelos durante a gravidez

Como tratar o inchaço nas pernas durante a gravidez

Beber muita água evita a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço nas pernas. O mais indicado é tomar três litros ou mais de água por dia.

Fazer uma caminhada pela manhã ou no final da tarde melhora a circulação do sangue. A caminhada deve ser leve e somente quando o sol não estiver forte.

Usar meias de descanso longas ajuda na circulação das pernas, isso acontece porque elas comprimem os vasos sanguíneos e diminuem o inchaço provocado pela má circulação.

Na hora de descansar é indicado usar uma almofada para ajudar a elevar as pernas. Este gesto também ajuda na circulação do sangue facilitando seu retorno ao coração.

5 Sucos de abacaxi com capim-limão e de maracujá com hortelã combatem o inchaço nas pernas. Ainda diminuem outros sintomas incómodos da gravidez como: enjoos, visão turva e dores de cabeça.

Como tratar o inchaço nos pés e tornozelos durante a gravidez

Para tratar os pés e tornozelos inchados durante a gravidez existe uma ótima receita caseira. Esta ajuda a aumentar a circulação do sangue no local.

Consiste em alternar os pés entre duas bacias, uma com água quente e outra com água fria.

Deixe repousar de 3 a 5 minutos na quente e 1 a 2 na fria, repetindo o processo três vezes.

Depois desse tratamento caseiro é indicado ficar alguns minutos com a barriga para cima.

Colocando as pernas sobre algumas almofadas de modo que os pés fiquem elevados acima do nível do coração.

Finalize com uma massagem que deve ser feita pressionando os dedos dos pés no sentido das pernas.

Uma dica para deixar a massagem mais relaxante vale apostar em um óleo de amêndoas ou um creme hidratante.

Lembrando que as grávidas devem descansar. Deve evitar ficar muito tempo em pé para não sofrer com os problemas comuns da gestação, porém é recomendado também fazer alguma atividade física de baixa intensidade como caminhada e ioga.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.