O Que Fazer Com o Pescoço Travado na Gravidez ?

pescoço travado gravidez

No decorrer de uma gravidez, seja de um ou mais bebês, é muito comum aparecerem problemas diversos que transformam esse período em dias incômodos e desanimadores, entre as coisas mais comuns que podem acontecer com uma grávida está o pescoço travado.

Os nove meses de gravidez são de muita ansiedade e espera, pois, uma nova vida está a caminho e tudo deve ser feito para que ela venha com saúde.

Durante a gestação é muito importante se preocupar com o bebê, mas a saúde da grávida também merece uma atenção especial.

Conteúdos
  1. Pescoço travado na gravidez
  2. Como evitar o pescoço travado na gravidez
  3. Como tratar o pescoço travado na gravidez

Pescoço travado na gravidez

Durante a gestação o ponto de equilíbrio do corpo da grávida é deslocado para frente, por causa disso, é normal sentir dificuldades em realizar alguns movimentos como mexer o pescoço.

No decorrer dos meses de gravidez, o crescimento da barriga, devido ao desenvolvimento do bebê, muda o centro do equilíbrio do corpo para frente, isso é compensado pela contratura da cervical, lombar e das costas. Isso pode provocar dor e tornar difícil diversos movimentos.

Como evitar o pescoço travado na gravidez

Para evitar o pescoço travado na gestação, as grávidas devem sentar em cadeiras com apoio para as costas e os joelhos devem ficar um pouco mais altos que o quadril.

É indicado também dormir de lado em um colchão firme, com um travesseiro embaixo do abdômen para apoiar as costas e um travesseiro entre as pernas.

Como tratar o pescoço travado na gravidez

Para tratar o pescoço travado que pode causar muita dor e desconforto na hora de realizar as atividades do dia a dia, como comer, dormir e tomar banho, as grávidas devem colocar nos locais doloridos, compressas quentes, que devem ser toalhas ou panos limpos e macios, só tenha cuidado para não se queimar.

Outra opção para tratar o pescoço travado é fazer uma massagem suave no local, essa pratica é muito eficaz e pode ser feita por qualquer pessoa, desde que tenha cuidado para não machucar a gestante.

Se a dor no pescoço for insuportável, procure o seu médico e peça que ele prescreva algum medicamento para aliviar o problema, jamais consuma remédios por conta própria, pois isso, pode causar muitos problemas para a mãe e também para o bebê, inclusive, alguns medicamentos podem causar um aborto, então se cuide.

Portanto, se está grávida e sofrendo com o pescoço travado, saiba que embora seja muito dolorido não significa problemas sérios. Faça compressas quentes, massagens e se o problema não desaparecer procure seu médico.

Lembrando que os desconfortos são muito comuns na gravidez e basta cuidar da saúde da gestante e do bebê e ter paciência, porque quando a criança nascer valerá muito a pena.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.