Beleza na Gravidez: O Que Não Pode Fazer

beleza gestacao

Se manter bonita durante a gravidez é fundamental para a alta estima e bem-estar da futura mamãe, porém, isso pode ser complicado levando em conta que muitos cuidados de beleza se tornam proibidos durante a gestação.

Antes de sair abolindo seus rituais de beleza é necessário ficar por dentro do que pode durante a gravidez.

A gravidez é um momento delicado na vida de toda mulher que precisa lidar com muitas transformações que acontecem no corpo, e entender que muita coisa referente aos rituais de beleza deve ser deixada de lado em prol da saúde do bebê.

5 Coisas que as Gestantes não devem fazer

Cremes com ácidos

Usados para tratar a oleosidade e acnes da pele, esses cremes podem ser um perigo para o bebê, isso porque são muito químicos, tem alto poder de absorção e possuem substâncias que agem negativamente e tem capacidade de chegar até a placenta e afetar a formação do feto, porém, eles podem ser substituídos pelos cremes com ácido azelaico que é o único liberado na gestação, mas só apenas a partir do quarto mês.

Peeling

Feito para renovar a pele, o peeling é super contra indicado durante a gravidez por ser feito com ácidos que provocam a descamação da camada superior da pele, o único peeling permitido durante a gestação é o de cristal porque não tem química e é mais superficial, fazendo uma esfoliação leve na camada mais externa da pele que serve para tratar estrias, rugas e manchas.

Limpeza de pele

Que mulher vive sem uma boa limpeza de pele? Contudo é importante ficar atenta no tipo de limpeza quando se estiver grávida, procurando evitar as feitas com aparelhos de alta frequência e com sabonetes e cremes à base de ácidos e investir na limpeza de pele com produtos com ingredientes naturais como tônico de aloe vera e chá verde. No lugar dos aparelhos é recomendado usar máscara de argila ou de carvão ativado.

Massagens

Esse tratamento de beleza deve ser evitado durante a gravidez porque usa aparelhos de radiofrequência que prejudicam a formação do bebê e podem causar vasodilatação, aumenta a pressão arterial e levar ao parto prematuro.

A massagem feita com pressão e as modeladoras também devem ser evitadas, as únicas permitidas na gravidez são massagens relaxantes nas costas feitas com hidratantes naturais e a drenagem linfática que ajuda a estimular a circulação e a diminuir o inchaço e retenção de líquidos.

Tintura de cabelo

Assunto polêmico, mas diferente do que alguns especialistas dizem é bom evitar pintar o cabelo durante a gravidez, já que, as tinturas possuem amônia e outras substâncias tóxicas que podem chegar à placenta e prejudicar a formação do bebê, uma alternativa para esconder os fios brancos durante a gravidez são os xampus tonalizantes que possuem uma química suave, mas antes de usa-lós é importante pedir a opinião do médico.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.