Dicas para Evitar Acidentes Domésticos com Crianças

evitar acidentes domesticos

Ter um bebê ou criança pequena em casa é uma grande alegria, pois, não tem nada mais lindo do que um pequeno feliz e sorridente. Veja aqui algumas dicas para evitar acidentes domesticos com crianças.

Entretanto, é fundamental tomar diversos cuidados para que o bebê ou a criança não sofram acidentes domésticos que podem deixar sequelas para a vida toda ou até levar a morte.

As crianças são imprevisíveis, em alguns segundos pode acontecer o pior. Prepare a sua casa para evitar acidentes.

Prepare a Sua Casa para Evitar Acidentes Domésticos

Quedas

É o tipo mais comum de acidente doméstico, pois, as crianças não param quietas e ficam subindo e descendo dos móveis e de tudo mais que elas encontram.

Para evitar as quedas das crianças não deixe objetos espalhados pelo chão, mantenha o piso sempre limpo, use tapetes antiderrapantes, instale telas ou grades nas janelas, portões nas escadas e evite que as crianças subam nos móveis.

Choques elétricos

É só virar as costas que as crianças já estão mexendo no que não devem.

Para evitar que os pequenos levem choques elétricos a dica é colocar protetores em todas as tomadas e deixar as crianças longe dos fios.

Intoxicações

As intoxicações domésticas são muito comuns em crianças, pois, tudo que elas veem botam na boca, por isso, mantenha remédios e produtos de limpeza em locais fechados com chave ou em um local bem alto que elas não alcancem.

Asfixia por objetos

É muito comum crianças pequenas se asfixiarem. Então não deixe cachecóis, fios, cordas e sacolas espalhadas pela casa.

Evite também que seus filhos brinquem com objetos pequenos que possam ser engolidos. Antes de comprar um brinquedo veja a indicação de idade na embalagem.

Queimaduras

Para evitar que as crianças se queimem, a mãe ou o pai deve ter uma cozinha com porta e chave. Outra dica importante é não deixar os cabos das panelas para fora do fogão, porque, qualquer criança pode puxar e se queimar.

Incêndios

Um incêndio é um dos acidentes domésticos mais perigosos, porque quando ele começa é difícil de ser controlado. Mantenha aquecedores, botijões de gás e fogões em ambientes ventilados.

Não fume dentro de casa e evite usar velas. Os incêndios, na maioria das vezes, são fatais.

Cortes com objetos afiados

Mantenha garfos, facas e qualquer outro objeto cortante bem longe das crianças. Tente guardá-los em locais em que os pequenos não tenham acesso de forma alguma.

Afogamentos

Para evitar que uma criança se afogue, mantenha os baldes e banheiras sempre vazios e virados para baixo. No caso de ter uma piscina, deve mantê-la cercada e sempre fechada.

Seguindo essas dicas sua casa ficará muito segura para os bebês e as crianças, que por estarem descobrindo o mundo são muito curiosas, mas isso pode prejudicá-las e até levá-las a morte, por isso, tenham muito cuidado com seus filhos.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.