Problemas Comuns dos Bebes Recém-nascidos
Hoje trazemos os problemas mais comuns nos bebes recém-nascidos, causados principalmente pelo seu sistema imunológico ainda em construção.
Cuidar de uma criança é muito difícil. Logo após as conhecermos elas já dependem totalmente de nós, principalmente depois do nascimento.
Essa total dependência tem ainda um terrível agravante, a incapacidade óbvia de os bebes falarem, tornando só a simples tarefa de saber qual é o problema um grande sacrifício.
Com o tempo, os pais vão descobrindo como o bebê se comunica através do choro, do olhar, do balbuciar entre outras coisas que os bebês fazem para se comunicar.
Algo que pode ajudar nesse grande trabalho é conhecer os possíveis problemas que podem estar acometendo o seu filho, pois todo pai e toda mãe é um pouco pediatra.
Se os problemas são conhecidos, os sintomas podem ser mais facilmente identificados, ajudando inclusive no trabalho do seu pediatra, principalmente se ele for mente aberta e souber levar em conta uma suspeita dos pais.
Problemas Típicos dos Bebes Recém-nascidos
Conjuntivite
A conjuntivite pode ser adquirida até mesmo no parto, devido a entrada em contato dos olhos do bebê com a flora natural da área. Porém, a conjuntivite pode ter outras causas, principalmente a viral.
O carinho que se tem com os bebes, favorece a contágio. Tem-se o costume de aplicar um colírio de nitrato nos olhos do recém-nascido, para diminuir ao menos as possibilidades de contágio bacteriano.
Lave as mãos antes de tocar no bebê, não o beije próximo aos olhos, para prevenir o contágio.
Sapinho
O sapinho é um agrupamento de placas de cor clara na língua e na boca do bebê causado pelo fungo cândida albicans, que é transmitido para o bebê através do seio da mãe, no caso de o seio não estar bem limpo na hora da mamada.
Chupetas e bicos de mamadeiras mal lavados, assim como antibióticos tomados pela mãe ou pelo bebê também podem causar sapinho.
A amamentação correta, a esterilização de bicos de mamadeira e chupetas previnem este problema.
Antifungos e limpar a boca do bebê várias vezes com chá de poejo frio, ou água acrescida de bicarbonato de sódio ajudam no tratamento.
Brotoejas
As brotoejas são bolinhas vermelhas que aparecem no tronco, nas axilas, no pescoço e em algumas dobras.
Isso ocorre devido ao entupimento das glândulas de suor devido aos poros do bebê serem muito pequenos.
As zonas mais afectadas são as áreas abafadas pela roupa. Não ponha muitas roupas no bebê, preferindo as largas e de algodão. Maisena nas brotoejas e na água do banho alivia os sintomas e a coceira.
Cabeça achatada
Esse fenómeno ocorre de acordo com a posição em que o bebê fica deitado. Algumas crianças já nascem assim devido a falta de espaço no útero, principalmente em casos de gémeos, mas quando isso ocorre depois do nascimento é devido a ficar muito tempo na mesma posição.
Deixe o bebê o menos tempo possível deitado na mesma posição, em especial até os três primeiros meses.