Mudanças Físicas e Emocionais do Primeiro Trimestre de Gravidez

mudanças fisicas emocionais primeiro trimestre

A ficha pode ainda não ter caído, mas está gerando uma vida na sua barriga, essa realidade pode ser complicada para algumas mulheres porque há muitas mudanças físicas e emocionais no primeiro trimestre.

As gestantes ficam cheias de dúvidas, especialmente quando se é mãe de primeira viagem.

Porque a barriga não cresceu ainda? O que está causando tanto sono? É normal ter tanto enjoo?

São apenas algumas dúvidas que surgem no primeiro trimestre de gravidez, que é quando os sintomas da gestação podem surgir com mais intensidade.

Conteúdos
  1. Mudanças que Acontecem no Primeiro Trimestre de Gravidez
  2. Mudanças que Acontecem nos Primeiros Meses de Gravidez

Mudanças que Acontecem no Primeiro Trimestre de Gravidez

Cadê a barriga

Algumas mulheres só se sentem grávidas realmente quando a barriga começa a aparecer, mas é preciso paciência porque no começo da gestação o bebê ainda é do tamanho do grão de arroz.

Abarriga começa aparecer normalmente por volta do 5° mês de gravidez, principalmente se for mãe de primeira viagem porque as fibras musculares ainda estão firmes e vai demorar mais para mudar.

Muito sono

No primeiro semestre da gravidez o sono vem com tudo, isso acontece porque o organismo da mulher trabalha sem parar para desenvolver o embrião, o sono e o cansaço vem desse esforço extra, porém, o sono em excesso não aparece em todas as grávidas.

É normal tanto enjoo

O enjoo atinge cerca de 60% das grávidas, especialmente na primeira gestação, e isso se deve ao aumento dos hormônios, que também prejudicam o funcionamento do intestino.

Durante a gravidez a mulher fica com o olfato e paladar mais aguçado, fazendo com que gostos e cheiros fortes causem tanto enjoo, porém, esse desconforto que é muito comum no primeiro trimestre tende a acabar por volta da 16ª semana de gravidez.

Mudanças que Acontecem nos Primeiros Meses de Gravidez

Mais vontade de urinar

Fazer mais xixi é um dos sintomas mais comum entre as grávidas. e se deve ao fato do aumento do líquido no corpo e também porque os rins trabalham mais.

A vontade de urinar é bem comum no primeiro trimestre, mas tende a permanecer até o fim da gravidez, já que, com o passar dos meses o aumento da barriga acaba pressionando a bexiga diminuindo o espaço para armazenar o xixi.

Seios doloridos 

Os hormônios estrógeno e progesterona são produzidos em larga escala no primeiro trimestre da gravidez preparando os seios para a amamentação, deixando-os  sensíveis e pesados o que causa esse desconforto.

Fiquei muito emotiva 

As incertezas da gravidez, a variação hormonal aliada ao sono em excesso e aos enjoos comuns do primeiro trimestre da gravidez acaba deixando as gestantes mais emotivas com oscilações constantes de humor, podendo ir do riso ao choro em questão de minutos.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.