Cordão Umbilical: 6 Coisas que Você não Sabia
O cordão Umbilical é um dos aspetos mais importantes durante a gravidez. Ele é responsável pela alimentação do bebe dentro da placenta. É também através deve que o bebe recebe o oxigénio.
Mas o cordão umbilical é muito mais do que isso, o papel que desempenha numa gravidez é fundamental. O cordão umbilical liga o feto à placenta. Começa a formar-se quando o ovo fecundado se fixa nas paredes do útero.
Veja aqui algumas curiosidades que desconhecia sobre o Cordão Umbilical.
Curiosidades sobre o cordão umbilical
# 1
O tamanho do cordão varia, costumam medir entre 45 e 60 cm de comprimento e ter uma espessura de 1-2 cm.
# 2
Em caso de gêmeos cada bebe possui o seu cordão umbilical, mesmo no caso de gémeos univitelinos compartilham a mesma placenta. Nestes casos há um maior controlo do funcionamento do cordão umbilical porque pode acontecer um dos gémeos receber mais oxigénio e alimento que o outro.
# 3
O cordão umbilical é composto por uma veia, a veia umbilical e duas artérias, as artérias umbilicais. Ao longo da gravidez, através dos ultras é verificada a sua funcionalidade.
# 4
Cada parte do Cordão umbilical tem as suas funções. A veia transporta o oxigênio e nutrientes da placenta para o bebê. As duas artérias umbilicais carregam sangue com dejetos do feto para a placenta. Não há uma mistura entre a comida do bebe e o coco que ele faz.
# 5
Para além de alimentar o bebe e de transportar o oxigénio necessário, o cordão umbilical serve para estimular o desenvolvimento do bebe. É possível em algumas ecografias apanhar o bebe a brincar com o cordão.
# 6
O corte do cordão umbilical é um dos momentos mais espaciais num parto. É o corte efetivo da ligação física entre a mãe e o bebe. Estudos comprovam que o corte tardio do cordão constitui um benefício para o bebe. Os estudos apontam que este deve ser feito 3 a 5 minutos depois do nascimento.