Como Recuperar mais Rápido da Cesárea
A cesárea é uma operação, apesar de trazer algo especial como bebé, não deixa de necessitar de alguns cuidados na recuperação. A cesariana exige uma recuperação lenta e longa, pelo menos seis meses para uma cicatrização completa.
Depois do procedimento o médico dá algumas indicações à parturiente, estas devem ser seguidas de forma a não causar problemas no futuro.
Um dos problemas das recentes mamãs é querer fazer tudo, mas nesta fase é importante saber pedir ajuda. O tempo de recuperação depende de mulher para mulher.
Como é a Recuperação de uma Cesárea
A recuperação de uma cesária tem duas fases, durante o internamento e após o internamento.
As mulheres que fazem cesárea ficam, por norma, mais tempo no hospital ou maternidade. Isto porque as primeiras horas de recuperação são fundamentais e a recente mamã precisa de toda a ajuda necessária.
Nesta fase deve evitar fazer esforço para deitar e levantar da cama. Se a cesariana não tiver quaisquer complicações os pontos exteriores são retirados mais ou menos 8 dias depois.
Depois de retirar os pontos vai sentir-se um pouco melhor, mas nos primeiros meses pode sentir-se sem sensibilidade mas com alguma comichão nesta zona. Em caso de sentir dores, pode tomar um analgésico receitado pelo médico.
Aos poucos pode voltar à sua rotina sem exagerar. Deve sempre evitar tarefas pesadas e que exijam esforço, evitar pegar em pesos, esticar-se e subir ou descer escadas no primeiro mês.
Para aliviar o desconforto pode usar uma almofada junto à incisão, o médico também pode recomendar o uso de uma cinta pós parto. Repouse o máximo que conseguir, para evitar dor.
Também pode sentir algum desconforto abdominal e alguns gases, caminhe um pouco para aliviar estes sintomas.
O mais importante é saber pedir ajuda, não queira fazer tudo e depressa, a recuperação é lenta e demora o seu tempo. Não se apresse.