6 Dicas para Colocar as Crianças para Dormir sem Problemas
Dormir é fundamental para a saúde e desenvolvimento de todas as pessoas, principalmente, das crianças pequenas. Hoje falamos sobre algumas dicas para colocar as crianças a dormir. Elas estão em fase de crescimento e necessitam dormir, no mínimo, oito horas por noite.
Em geral, os pequenos dão um pouco de trabalho para dormir a noite isso se deve a falta de rotina diária ou a criança dorme muito durante o dia.
Veja algumas dicas para tornar a rotina norturna mais simples.
6 dicas para colocar as crianças para dormir
Faça anotações
Criar uma espécie de diário do sono é muito importante. Durante 5 dias, anote quando seu filho foi para a cama, quando adormeceu, quantas vezes acordou na noite e quanto tempo dormiu durante o dia.
Escolha uma hora para acordar
Para educar o relógio biológico da criança, estabeleça uma hora de acordar. Tente garantir que seu filho se levante mais ou menos no mesmo horário todos os dias, mesmo que ele tenha dormido tarde na noite anterior.
Ponha a criança na cama meia hora mais tarde
Na primeira noite, ponha a criança para dormir meia hora depois do habitual.
Avalie a situação
Se a criança demorar muito para dormir, na próxima noite atrase a hora de dormir por mais meia hora. Faça isso todas as noites até encontrar um horário em que o pequeno durma sem problemas.
Mantenha o horário por 3 dias
Encontre uma hora em que seu filho dorme sem fazer birra ou reclamar. Faça com que ele durma nesse mesmo horário por 3 dias seguidos.
Vá retomando a rotina normal
Aos poucos o organismo da criança vai se acostumar a adormecer rapidamente. Depois que isso acontecer, vá retomando a rotina familiar e voltando ao horário que tinham antes de adotarem a técnica.
Técnica para colocar as crianças para dormir
Essa técnica que se chama “bedtime fading” que em português quer dizer caindo no sono sugere que os pais criem uma rotina noturna e ajustem aos poucos o horário das crianças dormirem.
De acordo com especialistas essa técnica é uma forma de desviar o relógio biológico da criança e encontrar um horário em que ela se sinta confortável para dormir.
A dica é minimizar a dificuldade que algumas crianças têm de pegar no sono.
Isso serve como estratégia para acabar com a birra dos pequenos na hora de dormir. Essa técnica não funciona sozinha.
É necessário que a técnica esteja aliada a outras coisas, como a higiene do sono e respeitar a quantidade de horas de descanso recomendados para cada faixa etária das crianças.
Ao anoitecer, desligue os aparelhos eletrônicos, evite atividades agitadas na hora de dormir e crie uma rotina para dormir.
Portanto, se tem problemas com o sono dos seus filhos siga essa técnica e as dicas para que as crianças durmam bem todos os dias.