Como Lidar com os Primeiros Dentes do Bebe
Uma das fases mais complicadas do crescimento do bebe é o nascimento dos primeiros dentes do bebe. O desenvolvimento de uma criança pequena é sempre algo complicado e que exige paciência e busca de informações sobre as diversas fases desse desenvolvimento.
Apesar disso, é importante deixar claro que cada bebê e cada criança têm as suas próprias peculiaridades. Não são todas iguais e não vale a pena comparar.
Portanto a informação não dará uma solução do que vai ocorrer, apenas são opções possíveis caminhos a seguir, e você deverá escolher o melhor.
Os segredos dos primeiros dentes
Uma das transições mais complicadas e dolorosas da primeira infância é o nascimento dos primeiros dentes.
Isso ocorre devido aos pequenos nunca terem tido dentes e a necessidade dos mesmos de simplesmente rasgarem a gengiva da criança para poderem aparecer, o que sem dúvida é incômodo e doloroso.
Como eles são muito pequenos muitas vezes ocorre febre e outros efeitos colaterais que costumam assustar os pais.
Nesse artigo você vai conhecer os segredos dessa primeira dentição, de modo a conhecer esse importante processo e poder ajudar a sua criança a passar por esse processo de forma mais simples e menos sofrida.
O que fazer antes da chegada dos dentes
A melhor coisa que você pode fazer durante o processo é cuidar de aliviar o sofrimento do bebê.
Inicialmente dê algo para a criança morder, como um brinquedo adequado ou mordedor.
Se possível, gele o mordedor antes de dar a criança. Porém não tire direto da geladeira e dê para a criança, espere um pouco, pois senão, a gengiva do bebê pode se machucar.
Outra dica importante é dar alimentos frios, como iogurte gelado ou frutas que estavam na geladeira.
Caso a criança continue chorando muito, dê para ela algum analgésico leve, como o paracetamol, mas apenas se o pediatra autorizar.
Caso venha a febre, então é hora de ligar para o médico ou ir para o hospital para ver se não é algo diferente, como alguma inflamação.
Como é o processo de Nascimento dos Dentes do Bebe
A arcada dentária das crianças cresce até cerca de três anos de idade. Com dez dentes na arcada dentária superior e dez dentes na arcada dentária inferior.
Com o passar dos anos esses dentes irão cair de forma preferencialmente natural e dar lugar aos dentes definitivos, sendo que alguns dentes de leite são persistentes, e isso significa que eles são fortes e que o dente definitivo por algum motivo não está pronto para nascer.
Não force a queda ou arranque nenhum dente, pois isso além de não garantir o nascimento do definitivo, pode causar muita dor e infecções.
Na vida adulta, os dentes irão chegar a 32.