Dicas para Evitar Queimação na Gravidez

dicas queimacao gravidez

Veja aqui algumas dicas para evitar a queimação na gravidez. A gravidez é um período de grandes realizações e desafios, e grande parte dos desafios,. Durante a gestação, tem a ver com as grandes transformações físicas no organismo da gestante.

Essas transformações são necessárias para que o corpo da mulher consiga proteger e nutrir o feto durante todo o período. Mas por vezes causa desconfortos.

Esses desconfortos estão ligados a diversos fatores, como a mudança da temperatura corporal, do fluxo sanguíneo, da síntese de açúcar, da micção entre outros.

Conteúdos
  1. Queimação Durante a Gravidez
  2. Causa da queimação na gravidez
  3. Dicas para Aliviar Queimação na Gravidez

Queimação Durante a Gravidez

A queimação, como o próprio nome diz, é uma sensação de ardência no estômago e na garganta, podendo ser acompanhada de um sabor ácido ou amargo na boca, também chamada de azia.

Causa da queimação na gravidez

Durante a gravidez, aumenta na mulher a produção de progesterona, hormônio feminino que vai atuar em diversas frentes, como por exemplo, no relaxamento dos músculos uterinos, que servem para impedir que ocorram contrações e até mesmo o aborto.

Esse hormônio acaba afetando toda a musculatura do tubo digestivo, atingindo todo o sistema.

A progesterona relaxa ainda a musculatura dos intestinos e do estômago.

Isso torna a digestão mais lenta e a válvula que tem por função separar o estômago e o esôfago fica mais relaxada. Isso permite a saída de ácidos gástricos em direção a boca.

Nesse artigo, explicaremos como você pode combater a queimação na gravidez com dicas simples.

Dicas para Aliviar Queimação na Gravidez

Fique acordada depois do almoço

Dormir depois de qualquer refeição, sobretudo durante a gravidez é muito ruim para quem tem queimação, pois ficar deitada vai provocar o refluxo.

Se a queimação for tão forte que mesmo assim estiver difícil dormir a noite, use um travesseiro anti-refluxo, para dormir semi-sentada e não sofrer tanto. Mas não exagere, coma uma hora e meia antes de dormir, mais que isso pode até prejudicar.

Coma em pequenas quantidades e várias vezes ao dia

Coma pouco e em intervalos curtos. Se for preciso, faça pequenos lanches entre as grandes refeições, pois tanto um estômago muito cheio como um estômago muito vazio faz mal para quem quer se ver livre da queimação.

Não beba líquidos na hora da crise

Não se resolve queimação bebendo água e nem suco. Um pedaço de bolacha ou pão serão muito mais efetivos, porque o líquido aumenta ainda mais a acidez estomacal.

Quando for comer, como aquela história de comer no seco é conversa para boi dormir, tente ao menos beber água ou suco bem gelado, que matam a sede com menor quantidade, e tente beber pouco durante as refeições.    

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.