Perigo de Comer Gengibre na Gravidez, segundo especialistas

perigo gengibre gravidez

A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher, porém, é preciso se cuidar em dobro pensando não apenas na saúde da mãe como também na do bebê, cuja, uma alimentação adequada é fundamental. Comer gengibre durante a gravidez pode sim acarretar riscos ao bebê, porém tudo vai depender do organismo de cada gestante e como é feita essa ingestão.

Durante a gravidez a mulher deve se policiar em tudo que vai comer, por dois motivos. Porque é um momento de mais fragilidade e também porque muitos alimentos e chás podem causar um aborto espontâneo, sendo que, um dos alimentos que mais causa dúvidas se pode ou não colocar a gravidez em risco é o gengibre.

O gengibre é uma raiz originária da Indonésia, Índia e China, que tem um sabor picante e é muito usada na culinária brasileira, ela traz inúmeros benefícios para a saúde, entre os quais estão: aumenta o metabolismo, ajuda no emagrecimento, combate gases, protege o estômago, previne o câncer e muita mais.

Conteúdos
  1. Gengibre na Gravidez segundo Especialistas
  2. Cuidados com o Gengibre

Gengibre na Gravidez segundo Especialistas

Segundo a ginecologista e obstetra Patrícia Varella o gengibre não é prejudicial à gravidez.

Levando em conta que é empregado em fins terapêutico, pois, é usado para ajudar nos enjoos, vômitos e náuseas-

O gengibre ajuda também a evitar a retenção de líquidos, impedir que o corpo fique muito inchado e melhorar as dores musculares que não faltam durante a gestação-

Além de ser bom no combate dos gases muito comuns nessa fase.

Cuidados com o Gengibre

Contudo as mulheres grávidas que não abrem mão de comer gengibre ou beber seu chá durante a gestação precisam ficar de olho na quantidade de gengibre.

Estudos comprovaram que se for consumido gengibre em grandes quantidades durante a gravidez há chances de ocorrer problemas com o feto, além de um aborto espontâneo.

Sendo que não é apenas a quantidade do gengibre ingerido que deve ser levado em consideração porque os médicos afirmam que tudo depende também da intolerância de cada grávida, de seu histórico médico, condição física, entre outras coisas.

Portanto antes de comer gengibre durante a gravidez é importante consultar um médico.

Não vai querer colocar a vida do seu bebê em risco, caso contrário evite comer gengibre porque é melhor prevenir, lembrando que existem várias maneiras de tratar os problemas típicos da gravidez como: as náuseas e os enjoos sem precisar colocar em perigo a vida do bebê.

No caso de qualquer dúvida procure seu médico e não vá sair por aí ingerindo certas comidas e tomando todos os tipos de chás só porque te indicaram.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.