Como Evitar o Estresse Pós-parto

estresse pos parto causas sintomas

A gravidez, mesmo que seja um período de graça e felicidade. Também é repleta de dúvidas e preocupações, além da ansiedade para que o bebê nasça logo, e para que a mulher possa recuperar o corpo anterior e óbvio, para que seja possível ver o seu filho.

Entretanto, o nascimento não encerra os problemas, já que uma grande quantidade de mulheres sofre com o estresse pós-parto.

As causas são muitíssimas, e as mulheres começam a ter sentimentos que parecem errados, a cabeça fica uma bagunça e em muitas ocasiões, as mães acabam precisando de acompanhamento profissional. Os mecanismos do estresse pós-parto serão abordados nesse artigo, para que você possa combater esse mal e não passar por isso quando o seu filho nascer.

Conteúdos
  1. Estresse Pós-parto – causas
  2. Sintomas Estresse Pós-parto
  3. Como evitar o estresse pós-parto
    1. Cuidar da saúde
    2. Fale com seu filho
    3. Planeje tudo
    4. Adultos

Estresse Pós-parto – causas

O estresse pós-parto é uma condição quase natural e que atinge a maioria das mulheres. As principais causas são:

Cansaço

Imagine o tamanho do cansaço causado por um parto, sendo que logo depois vem à responsabilidade de dar de mamar para a criança.

Mudanças hormonais

Durante a gravidez, o organismo da mulher é sobrecarregado com uma grande quantidade de hormônio para que a gravidez ocorra de forma tranquila.

Quando a criança nasce esses hormônios baixam de uma só vez, além de que outros hormônios, para garantir o leite materno, começam a ser liberados.

É como se alguém estivesse se drogando em grande quantidade e de repente, cessasse toda a droga. Haveria o que chamamos de abstinência.

Responsabilidade futura

Se não bastasse o cansaço, ao invés de se preocupar apenas com a própria saúde, à mulher já cansada vai ter que começar a cuidar do bebê, algo ainda mais cansativo e que vai incluir a perda de várias noites de sono.

Sintomas Estresse Pós-parto

Se você ou alguém próxima a você acabou de dar a luz e está com ao menos três desses sintomas a seguir, provavelmente é estresse pós-parto.

Dificuldade em concentrar-se;

Mudança de apetite;

Irritabilidade;

Alterações de humor;

Nervosismo;

Insônia;

Choro incontrolável;

Tristeza injustificada;

Impaciência;

Cansaço;

Zelo em excesso.

Como evitar o estresse pós-parto

O estresse pós-parto, apesar de comum, é evitável, e para isso você deve:

Cuidar da saúde

Apesar de que a prioridade é a criança, abuse da rede de apoio e cuide da sua saúde, pois apenas se você estiver bem vai poder dar o melhor para o seu filho.

Fale com seu filho

A relação de mãe e filho tem muito de automático, mas precisa como qualquer outra, ser cultivada. Fale com ele, dê carinho a ele, e receba carinho de toda a família.

Planeje tudo

Planejar não é prever tudo, mas ter uma ideia. É importante planejar como será a sua rotina com a criança, para estar mais preparada.

Adultos

É importante ter contato com adultos, ou o companheiro ou amigos, pessoas que te lembrem que você é algo além de mãe, já que nem uma super-heroína consegue ser mãe em tempo integral.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.