Cuidar dos netos é a cura para evitar a demência
Durante muitos anos os avós tomavam conta dos netos enquanto os pais trabalhavam, infelizmente, com o aumento da idade da reforma são cada vez mais os avós que trabalham até mais tarde e não podem tomar conta dos netos.
A creche e a escola substituíram o papel dos pais e também dos avós.
Um estudo recente revela que cuidar dos netos é uma forma de evitar a demência dos avós.
Cuidar dos netos é a cura para evitar a demência
Esta é uma conclusão de um estudo que pretendia estudar a importância do convívio frequente entre avós e netos.
Os resultados publicados no Journal of the American Menopause Society foram bastante reveladores e surpreendentes,
O estudo realizado analisou os de dados de 186 mulheres australianas entre 57 e 68 anos.
120 das inqueridas responderam que passam pelo menos 1 dia por semana cuidando de seus netos e as restantes apenas esporadicamente.
Ao longo de um ano foram realizados testes para avaliar a sua saúde física e mental. E as avós que tomavam conta dos netos apresentavam resultados mais positivos.
O convívio entre netos e avós é uma forma de troca de afetos e momentos de felicidade. Os avós adoram mimar os seus netos e esta é uma experiência enriquecedora.
O Reverso da Moeda
A verdade é que passar tempo com os netos é algo que agrada à maioria dos avós que gostam de passar tempo com os netos, uma fonte de juventude.
Mas é preciso olhar para o outro lado da moeda, para que os resultados sejam mais enriquecedores, os cuidados devem ser moderados, ou seja, deve ser um contato esporádico e não diário e obrigatório.
O contato entre os netos e os avós deve ser algo natural e não uma obrigação, porque existem estudos que revelam que os avós a tempo integral mostraram sentem mais pressão e apresentavam mais sintomas depressivos.
Em conclusão, a participação dos avós na criação dos netos assim como o convívio com eles pode ser muito benéfico para ambos. No entanto este convívio deve ser momentos de lazer e prazer para os dois e nunca uma obrigação.
Os avós não têm mais nenhuma obrigação em cuidar e educar os netos, esta é uma tarefa dos pais. O papel dos avós deve ser apenas dar-lhes muito amor e momentos de felicidade.
Proporcione aos seus filhos e aos seus pais estes momentos únicos e especiais.