Por que os bebês choram sem lágrimas

por que os bebes choram sem lagrimas

Nos primeiros meses de vida o choro é forma como bebê comunica com os pais e o mundo. O choro é forma de o bebê mostrar que algo que não está bem com ele. Ele chora com fome, com frio ou com calor. Mas a verdade é que o choro é sem lágrimas.

Algumas pessoas pensam que o fato de não haver lágrimas é um choro de mentira. Mas a falta de lágrimas tem uma razão que vamos explicar.

Saiba a razão de o bebê chorar sem lágrimas.

Confira também: Comunicação dos bebês: entenda os sinais que eles usam quando não sabem falar

Conteúdos
  1. Por que choro de recém-nascido não tem lágrimas?
  2. Falta de lágrimas e o canal lacrimal obstruído

Por que choro de recém-nascido não tem lágrimas?

bebe chora sem lagrimas scaled
Source: Freepik

Chorar sem lágrimas é muito frequente nos bebês até os quatro meses. Apesar de alguns bebês produzirem lágrimas mais cedo.

A principal razão para este fato é os ductos lacrimais do olho não estarem completamente maturos. A criança produz lágrimas, mas numa quantidade pequena que impede que elas caiam, os olhos podem ficar húmidos, mas não o suficiente para saírem.

Os bebês são todos diferentes, eles começam a sentir as emoções no interior da barriga da mãe. Como não falam usam o choro para cominar algum desconforto como fome e a dor.

Com o tempo os pais começam a entender os #choros# do bebê, mas nos primeiros meses alguns pais ficam preocupados porque os bebês não deitam lágrimas.

Este choro sem lágrimas não é birra ou manha, e os pais devem tentar perceber as suas causas para que o bebê fique bem.

Falta de lágrimas e o canal lacrimal obstruído

Muitas pessoas associam esta falta de lágrimas ao canal lacrimal obstruído. A realidade é que esta obstrução é muito comum nos recém-nascidos, no entanto, esta não está relacionado com a falta de lágrimas.

A obstrução faz os olhos ficarem lacrimejando e com secreção, mas corresponde a uma má ligação entre o canal e o nariz. Nestes casos pode ser necessário fazer massagens e até aplicar algum tipo de tratamento.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.