Falta de ar na gravidez: Quais as causas e como agir

falta de ar na gravidez

A gravidez é uma das fases mais bonitas na vida de uma mulher. Afinal dentro de si batem dois corações e no nosso corpo é a primeira casa do nosso maior amor. Nós transmitimos o alimento, mas também o conforto e o amor.

Mesmo sendo um momento muito especial, o corpo sofre muitas alterações e estas podem causar alguns desconfortos, incluindo a falta de ar.

Ao longo da gestação o corpo adapta-se a este novo estado e o sistema respiratório não é diferentes. A respiração fica mais curta, mais acelerada e pode sentir alguma fadiga e falta de ar.

Ver também: Falta de sono pode afetar o cérebro das crianças

Conteúdos
  1. Falta de ar na gravidez
  2. Causas da falta de ar na gravidez
  3. Como aliviar a falta de ar durante a gravidez
    1. Deite-se de lado
    2. Relaxe
    3. Exercício
    4. Quando procurar o médico

Falta de ar na gravidez

O bebê precisa de espaço para desenvolver-se. A Natureza é maravilhosa e tudo funciona na perfeição. O útero alonga-se, mas pressiona os outros sistemas do corpo, causando alguns problemas como a falta de ar.

Com o avançar da gravidez este problema torna-se mais evidente, especialmente, no terceiro trimestre.

Apesar de ser algo normal e comum em situações requer uma visita ao seu médico assistente.

Causas da falta de ar na gravidez

Alterações hormonais

Crescimento do bebê

Peso do útero

Como aliviar a falta de ar durante a gravidez

A falta de ar durante a gravidez pode causar algum desconforto, cansaço e fadiga. Apesar de ser comum há alguns truques para aliviar o desconforto.

Deite-se de lado

Esta posição ajuda facilitar o retorno do sangue aos membros.

Relaxe

Para além de todas as transformações do corpo, a gravidez é um período que causa algumas preocupações e ansiedade na gestante. Estas condições podem levar a dificuldades em respirar. Tente relaxar e faça algo que distraia a sua mente. Ler, ver televisão, passear são algumas atividades que pode fazer nestas situações.

Exercício

O exercício é importante para preparar o corpo para o parto. Quem pratica atividade física pode continuar, mas com alguns cuidados.

Evite praticar atividade sob calor intenso e opte por exercícios de baixa intensidade.

Quando procurar o médico

Deve procurar um médico quando a falta de ar tiver início súbito e for associada a dor no peito.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.