Insônia Na Gravidez: É Normal?

insonia na gravidez e normal

A gravidez implica várias mudanças na vida de um casal, mas principalmente no organismo da gestante. Para além do crescimento da barriga, existem outras situações que acontecem nesta fase, incluindo a insônia.

A insônia é um problema comum que muitas grávidas sentem, principalmente, no segundo e terceiro trimestre.

Hoje vamos falar sobre este problema e os problemas que pode causar.

Conteúdos
  1. Principais causas da insônia na gravidez
    1. Outras razões para a dificuldade em dormir na gravidez
  2. Problemas da insônia na gravidez
  3. Como Tratar Insônia na Gravidez

Principais causas da insônia na gravidez

A insônia na gestação pode estar associada a diversas causas. A ansiedade é uma das principais causas, a gravidez sente ansiedade, receio, estas preocupações podem levar à falta de peso.

Para além da própria gravidez envolve alterações hormonais, o aumento de estrogênio que acontece durante a gravidez possui um efeito estimulante e pode causar insônia e dificuldade de adormecer.

Outras razões para a dificuldade em dormir na gravidez

Para além dos fatores referidos anteriormente há outros que dificultam a hora do sono, como o tamanho da barriga que dificulta encontrar uma posição confortável para dormir.

A pressão da bexiga, especialmente, nos últimos meses de gravidez pode dificultar uma boa hora de sono.

A azia e indigestão também aumentam durante a gravidez e podem causar mau estar na gravidez.

Problemas da insônia na gravidez

A insônia impede que o corpo da mulher tenha o descanso necessário, esta dificuldade em dormir pode levar a alguns problemas como diabetes gestacional e aumento excessivo de peso.

Outro risco associado à insônia na gravidez é a pré-eclâmpsia.

Como Tratar Insônia na Gravidez

Se a insônia está a trazer problemas nos seu dia-a-dia é muito importante que consulte o seu médico assistente para juntos discutirem a melhor solução para o seu caso.

Crie uma boa rotina de descanso, tenha uma alimentação saudável equilibrada e faça alguma atividade para relaxar e combater a ansiedade.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.