Alimentação Durante a Amamentação
As mulheres que amamentam questionam-se sobre o tipo de regime alimentar que devem seguir. Qual deve ser a alimentação durante a amamentação.
O importante não é a quantidade mas a qualidade do que se come. Do seu regime devem fazer parte muitas proteínas, cálcio e vitaminas.
A não ser que o bebe tenha algum problema em termos de alergia como APLV ( alergia à proteína do leite de vaca) a mãe pode comer um pouco de tudo com moderação. Com o tempo a mãe pode aperceber-se que alguns alimentos podem alterar o sabor e a acidez do leite e evitar esses alimentos.
Alimentação VS Amamentação
A alimentação durante a amamentação deve basear-se em muita água e líquidos (pelo menos 2 litros por dia), carne ou peixe ou ovos, frutas e verduras (sais minerais e vitaminas). Durante a amamentação a mulher perde bastantes líquidos por isso deve beber 2 a 3 l de líquidos diariamente.
Alguns alimentos podem provocar cólicas no bebê, nestes casos, a mãe deve evitar o consumo excessivo de alimentos que provocam gases. Alimentos como feijão, ervilhas, brócolis ou couve-flor devem ser ingeridos com moderação. O leite de vaca também pode desencadear cólicas no bebe.
As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas.
A forma como a alimentação e certos alimentos influencia a amamentação varia muito de mulher para mulher. Com o tempo a mamã percebe quais os alimentos que deve evitar por provocarem desconforto ao bebe.
A amamentação e os medicamentos
A mulher que está a amamentar só deve tomar medicamentos receitados pelo médico. Deve sempre referir que está a amamentar. Existem medicamentos que contém substâncias transmissíveis para o bebé através do leite materno.
A amamentação e os sabores fortes
Existem certos alimentos, entre eles, couve-flor, cebola, espargos, alho, que podem tornar o sabor do leite desagradável. O bebé pode rejeitar o peito pelo sabor se isto acontecer evite ingerir estes alimentos, se o bebé não rejeitar mantenha os alimentos na sua alimentação.