6 Alimentos que a Grávida Não Deve Comer
A alimentação é muito importante durante a gravidez, não precisa comer por dois, apenas precisa de ter uma alimentação saudável e equilibrada. Alguns alimentos a grávida não deve comer.
A gravidez requer alguns cuidados no seu dia-a-dia. Não é doença mas é importante ter comportamentos saudáveis que promovam um desenvolvimento saudável do bebe.
O álcool e o tabaco são substâncias proibidas durante a gravidez, mas existem outros alimentos que deve evitar durante a gestação.
As mamãs não imunes à toxoplasmose, devem ter ainda mais cuidados, lavar muito bem todos os alimentos e evitar comer carnes cruas ou mal passadas.
Alimentos que deve evitar na Gravidez
Peixes crus e carnes mal passadas
Peixe e carne crus podem estar contaminados com a bactéria listeria, que podem criar problemas no desenvolvimento do bebé,. Deve evitar este tipo de alimentos durante a gravidez.
Frutas e legumes mal lavados
As grávidas não imunes à toxoplasmose devem redobrar os cuidados na ingestão de legumes e frutas cruas. O ideal é lavar muito bem estes alimentos e evitar consumi-los fora de casa em locais que desconhece a sua confecção.
Ovos crus
Os ovos são alimentos que podem conter a bactéria salmonella, que pode causar diarreias graves, vómitos, febre e morte.
As grávidas devem evitar o seu consumo quando crus e evitar alimentos confeccionados com ovos crus como maionese caseira.
Leite não pasteurizado
Durante a gravidez deve optar por leite pasteurizado ou leite UHT e evitar leites que não passam por um processo rigoroso de pasturização.
Queijos
Tal como o leite deve evitar leites que não passam por um processo de pasturização. São aqueles com uma consistência mais pastosa como o queijo brie e camembert.
Estes produtos leite e queijo podem conter a bactéria listeria, que pode causar dores de cabeça, tremores, convulsões e meningite.
Cafeína
A cafeína não está proibida. Apenas não deve exagerar no seu consumo. Entre cafés e bebidas com cafeína como refrigerantes cola, chá verde, chá preto e chá mate não deve ultrapassar os 300 gramas por dia, o que equivale a 2 xícaras.
Em caso de dúvida deve consultar o seu médico. Existem mais alimentos que não recomendados na gravidez ou o seu consumo deve ser bastante moderado.
Depende de médico para médico e de grávida para grávida.