O Que É e Não É Permitido no Pós-Parto ?
O período pós-parto gera muitas dúvidas na mãe do que realmente pode fazer e o que não pode, pois, muitas coisas são ditas, mas poucas são verdades.
Após a chegada do bebê o corpo da mãe não para com as transformações, pois, ele começa a voltar ao normal e enfrentando o período pós-parto também conhecido como quarentena ou puerpério.
A quarentena é marcada pela queda brusca dos hormônios que pode causar cansaço, desânimo, insegurança, falta de concentração, problemas de apetite, sono, depressão, cólicas, além do sangramento.
Diferente das crendices da vovó, a mulher no pós-parto não precisa ficar só na canja de galinha, que é uma comida leve e deve sim fazer parte da dieta nesse período.
O que é e não é permitido no pós-parto
A mãe precisa comer bem para recuperar a saúde e a forma física apostando em uma dieta balanceada rica em minerais como o cálcio e o ferro.
Uma dieta onde não podem faltar laticínios, carne vermelha, muita água, frutas ingeridas com casca como pera e maçã.
Evitando alimentos muito gordurosos e pesados, além de diminuir o consumo do chocolate, refrigerantes de cola, feijão, verduras escuras e tomate que podem prejudicar a amamentação.
Ter relações
Os mais apressadinhos precisam entender que devem esperar pelo menos 30 dias após as mulheres dar a luz para poder ter relação.
Isso tanto para mulheres que tiveram seus bebês em parto normal porque pode causar dor e infecção como de cesariana, sendo que nesse caso é preciso esperar devido à recuperação do sistema reprodutor e do organismo e também da cirurgia que exige cuidado.
Atividade física
É preciso esperar o período pós-parto e até mais, sendo que, depois de parto normal deve ser evitado esforço para que o corpo volte ao normal.
A caminhada leve é permitida somente após 30 dias, demais atividades é necessário esperar dois meses, já mulheres que se submeteram a cesárea terão que aguardar por três meses.
Dirigir
É indicado esperar duas semanas para parto normal e um mês no caso de cesariana.
Cuidados com o cabelo
Por causa da queda hormonal os cabelos ficam enfraquecidos e podem cair, porém, a única recomendação é não pintar os fios por alguns meses porque pode prejudicar a amamentação, já que, os produtos químicos contêm amônia ou formol que pode intoxicar o bebê pelo leite materno.
Subir escadas
Se não tiver dor não tem contra indicação em ambos os casos.
Carregar peso
É recomendado ficar pelo menos um mês sem levantar peso, isso para poupar a coluna que ficou fragilizada durante a gravidez e também por causa dos pontos para as mães que fizeram cesarianas.