Chegou a hora de ter o segundo filho?
Após o primeiro filho fica a dúvida de quando é permitido engravidar novamente. Como saber se chegou a hora de ter o segundo filho.
Muitas mulheres iniciam tarde à maternidade ou planeiam ter seus filhos logo para que eles possam crescer juntos, poucas gostam de esperar muitos anos entre uma gravidez e outra.
Para saber se chegou a hora de ter o segundo filho é importante levar em conta muito fatores.
Se o corpo está preparado para uma segunda gestação, se o marido quer ter outros filhos, se o casal tem condições de sustentar dois ou mais bebês, entre outras coisas, portanto vamos analisar todas essas questões para ver se esse é o melhor momento para aumentar a família.
Veja também: Razão do segundo filho é sempre mais rebelde que o primeiro?
Como saber qual é a hora certa para ter o segundo filho?
O corpo precisa estar preparado para uma segunda gravidez
Essa é uma questão que varia, pois, se teve o primogênito de parto normal precisa saber que o canal vaginal leva cerca de 40 dias para se restabelecer.
Antes disso não pode engravidar, já se teve o bebê de cesariana terá que esperar mais, pois, só pode planejar uma nova gravidez quando fizer pelo menos um ano que deu a luz.
Outra coisa que deve ser levada em conta é que uma segunda gestação pode prejudicar a amamentação do primeiro filho, isso porque, devido à alteração dos hormônios que ocorre durante a gravidez o leite muda o sabor e o bebê pode passar a rejeitá-lo.
Seu parceiro também quer outro filho
Ter dois bebês em casa é algo bem difícil, por isso, ter um segundo filho deve ser uma decisão do casal, já que, vai causar uma grande mudança na rotina, então converse com seu marido ou parceiro e veja se os planos dele combinam com os seus.
Situação financeira
Ter um filho já custa caro, ainda mais se for dois. Um bebê precisa de muitas coisas, mesmo que tenha o enxoval do primeiro guardado para usar no segundo, deve pensar em outros gastos como com educação, saúde, diversão e tudo mais.
Será um bom momento para se afastar do trabalho
A vida profissional da mulher também é muito importante, sendo que, se voltou a trabalhar após a licença-maternidade e ainda está recuperando o ritmo deve analisar se é a hora de se afastar novamente, porém, se tem uma boa situação financeira e acredita que esse é o momento de largar o trabalho para se dedicar a família aí é outra coisa.
Disposição da mãe
Antes de decidir engravidar novamente é preciso saber se está disposta a enfrentar novamente todas as complicações de uma segunda gestação, se vai conseguir cuidar de um bebê estando grávida, ter consciência que precisará deixar os programas e os amigos de lado por mais um longo tempo e que terá que lidar com o ciúme do irmão mais velho, entre outras coisas.