Como Combater a Dor nas Costas Durante a Gravidez

aliviar dores costas

Um dos problemas que mais incomodam as mulheres durante a gestação e que é mais difícil de solucionar é a dor nas costas.

Existem problemas que atrapalham muito a saúde da mulher e a sua qualidade de vida durante a gravidez. Esses problemas muitas vezes são inevitáveis, sendo, portanto, a única forma de resolver o problema, esperar que ele passe e combater, se possível, os sintomas.

A maioria dos problemas são causados pela mudança hormonal da mulher, pelo grande trabalho que é sustentar duas ou mais vidas ao mesmo tempo, o que é altamente desgastante para o organismo, ou por questões anatómicas.

Conteúdos
  1. Razões das Dores nas Costas na Gravidez
  2. Dicas para Aliviar as Dores nas Costas na Gravidez

Razões das Dores nas Costas na Gravidez

As dores das costas na gravidez podem ser causadas por dois fatores principais que são praticamente impossíveis de evitar, o peso do bebe, que desgasta e sobrecarrega a coluna das mulheres, e a presença do bebe e sua placenta que pressionam as vértebras.

As dores surgem devido à pressão nestas zonas. Uma situação parecida com a incontinência urinária gestacional causada pelo aperto que o útero dilatado faz contra a bexiga.

Nesse artigo explicaremos como combater esse incómodo problema que aflige a grande maioria das gestantes.

Dicas para Aliviar as Dores nas Costas na Gravidez

Faça exercícios

Para reduzir ou até acabar com as dores, a gestante deve fazer exercícios para fortalecer o core, ou parte central do corpo. Estes exercícios  podem ser feitos até antes da gravidez confirmada.

Para fazer isso a mulher deve exercitar três grupos musculares que fortalecem a coluna, que são os oblíquos do abdómen, abdominais e lombares, que ficam respectivamente, na lateral da barriga, na frente da barriga e nas costas.

São exercícios combatem as dores durante e depois da gravidez.

Cuidados na hora de se baixar

A coluna é mais importante do que os joelhos, principalmente durante a gestação. Este gesto, curvar a coluna pode provocar desconforto e dor, além, de poder até mesmo prejudicar a saúde do feto.

Para preservar a coluna na hora de se baixar basta tentar manter todo o tempo a cabeça e a coluna ereta e dobrar os joelhos, tomando cuidado é claro para não flexionar demais e machucar os joelhos. Uma boa forma de evitar isso é fazendo alongamento nas pernas rotineiramente.

Posição correta na hora de dormir e sempre

Problemas posturais e na posição na hora de dormir são vilões tradicionais para a nossa coluna. Na gravidez isso não é diferente.

Ficar muito tempo na mesma posição causa tensão e dor muscular. Portanto não fique muito tempo sentada, nem muito tempo deitada na mesma posição.

Na hora de dormir sempre durma de lado e se acordar durante a noite, troque o lado. Essas atitudes trarão mais conforto para você e para o seu bebê.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.