Como lidar com as cólicas do bebê
As cólicas são dos piores inimigos dos bebês e dos pais nos primeiros meses de vida.
As dores de barriga resultantes dos gases formados nos intestinos dos bebés, que ainda não sabem libertá-los, provocam dores que deixam o bebé muito incomodado e num choro permanente.
Neste artigo poderá conhecer algumas formas de aliviar as cólicas do bebê, o que o deixará mais calmo.
Veja também: Alimentos que as Mães Comem e que Causam Cólicas no Bebé
Dicas para lidar com as cólicas do bebê
Existem várias coisas que poderá fazer para prevenir ou lidar com as cólicas do seu bebê. De seguida conheça algumas dicas que a ajudarão a terminar com o incómodo da criança.
#
Uma das causas das cólicas dos bebês é a alimentação. Assim, há que ter certos cuidados, tanto na alimentação do bebê, como da mãe, para prevenir o aparecimento de cólicas.
Quando o bebé estiver a mamar, deve fazer com que o bebê mame o leite de uma mama até ao fim, de forma a receber todos os nutrientes do leite.
Também alimentos como couves (couves de Bruxelas, brócolos ou couves), alimentos picantes e leguminosas (ervilhas, grão, fava, feijão, etc.), irão dar algumas propriedades ao leite materno que provocarão gases no bebê, o que causará as cólicas.
#
Quando estiver a dar de mamar, deverá ter o cuidado de fazer com que o bebê mame sem engolir ar, pois isso fará com que entre bastante ar juntamente com o leite, o que causará os gases.
Se o seu bebê bebe leite infantil, então deve escolher um biberão com uma tetina que não permita que engula muito ar.
#
No final de cada mamada deve verificar se o bebê arrota corretamente, deitando todo o ar que engoliu para fora.
#
Se o seu bebé estiver já com cólicas, há algumas coisas que pode fazer em casa, sem utilizar medicamentos, que vão ajudar a aliviar as cólicas.
Por exemplo, pode colocar o bebê na vertical durante algum tempo, pois é uma posição que dificulta a acumulação de gases nos intestinos.
Outro método é fazer uma massagem na barriga do bebê, na zona dos intestinos, no sentido dos ponteiros do relógio, pois irá ajudar o trânsito intestinal.
#
Se mesmo assim, o seu bebê continuar com cólicas, dirija-se ao pediatra, para verificar se existe qualquer outra causa para os gases e dores de barriga do bebê.