Como limpar os ouvidos do seu bebê

como limpar os ouvidos do seu bebe

A limpeza dos ouvidos de um bebê é algo que preocupa as mamãs, especialmente, as mamãs de primeira viagem. O medo de magoar ou de não limpar corretamente é muito comum.

A verdade é que não precisa de limpar os ouvidos do bebê. O organismo possui mecanismo próprios para expulsar resíduos que possam causar problemas no ouvido do seu bebê.

Confira aqui algumas dicas.

Conteúdos
  1. Cuidados com os ouvidos do bebê
  2. Como limpar os ouvidos do bebê
  3. Quando ficar alerta

Cuidados com os ouvidos do bebê

Algumas culturas como a brasileira tem o costume de limpar os ouvidos dos adultos, crianças e bebês, mesmo os recém-nascidos. Saiba porque deve evitar este hábito.

Os ouvidos possuem cera, esta tem a função de proteger o canal externo contra elementos. A cera existente na cavidade do ouvido evita a entrada de poeira, umidade e bactérias. Ao retirar esta camada protetora pode levar a infeções e outros problemas.

Como limpar os ouvidos do bebê

Apesar dos cotonetes e outros mecanismos não serem aconselhados deve fazer uma limpeza superficial. O ideal é limpar a parte externa dos ouvidos, durante o banho.

Para limpara utilize uma toalhinha ou um pano húmido para limpar o exterior, deve ser sempre utilizar movimentos de dentro para fora. O pano de estar húmido sem pingar água para evitar que entre dentro do ouvido do seu bebê.

Quando ficar alerta

Os ouvidos são bastante delicados e são muitos os casos de bebês que desenvolvem otites. Retirar a cera protetora pode causar mais dados.

No entanto, os pais devem estar atentos a alguns sinais que podem indicar alguns problemas. Deve sempre consultar o médico no caso de notar que o bebê coça esta zona ou mostra algum sinal de dor e desconforto, outro sinal que pode indicar problemas é febre.

Também deve ficar mais atento que a criança estiver com sintomas de resfriados, pingo no nariz ou tosse. As secreções podem ir para os ouvidos e causar infeções e dor.

Nas consultas de rotina o médico ou pediatra deve sempre fazer uma avaliação dos ouvidos do bebê e orientar os pais para os cuidados.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.