Como preparar os Seios para não Rachar na Amamentação

preparar seios amamentacao

A amamentação é importante, é muito comum surgirem alguns problemas como gretas, fissuras e rachadura. Veja como preparar os seios para a amamentação.

A OMS ( Organização Mundial de Saúde) recomenda o aleitamento materno em exclusivo até aos 6 meses de idade. A amamentação é um dos principais objetivos de muitas mães, mas nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente, nos primeiros dias.

São muitos os problemas que podem surgir. Nestes casos o melhor é pedir conselhos ao seu médico, enfermeira ou a uma CAM porque com alguns conselhos pode corrigir e tratar este problema.

Conteúdos
  1. Dicas para Evitar Rachaduras nos Mamilos
  2. Como tratar as fissuras nos seios

Dicas para Evitar Rachaduras nos Mamilos

As fissuras ou rachaduras podem provocar dores e desconforto na hora da amamentação e são uma das principais causas para muitas mães desistirem da amamentação, na maioria dos caos são causadas pela pega errada da criança ou pela sucção ineficiente.

Posicione o bebé corretamente durante a amamentação. Peça ajuda a algum profissional, uma boa pega é a melhor forma de proteger os seus mamilos.

Passe  um pouco do seu leite no mamilo e aréola para hidratar a pele.

Utilize um bom sutiã de amamentação e tente manter esta zona seca, mudando os discos várias vezes.

Sempre que possível anda com o peito ao ar livre para manter a zona seca.

Evite usar cremes e sabonetes sobre o mamilo, aplique cremes apenas no caso de serem recomendados pelo médico.

Após a mamada, tire o bebê do peito com cuidado.

Como tratar as fissuras nos seios

Mesmo com todos os cuidados os seios ficaram rachados e com feridas e amamentar tornou-se doloroso?

Neste caso deve tomar algumas precauções para tratar deste problema. O melhor remédio é mesmo o próprio leite materno, aplique sobre o mamilo sempre depois do bebé mamar.

Com orientação de um profissional de saúde pode aplicar uma pomada de lanolina, seguindo as recomendações. Aplique apenas uma pequena quantidade, o excesso pode desencadear infeções.

Evite o uso de mamilos de silicone, recorra a conchas e discos de algodão para evitar o atrito nesta zona sensível.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.