Como Prevenir as Manchas na Pele na Gravidez
O período de gravidez dura nove meses e nesse tempo as mulheres passam por muitas mudanças, algumas boas e outras ruins. As manchas na pele na gravidez é uma das partes menos boas. Entretanto, quando o bebê nasce, quase tudo volta ao normal.
As manchas na pele são problemas comuns durante a gravidez, elas são chamadas de cloasma ou melasma e aparecem no rosto.
Também é possível que ocorra o escurecimento em algumas partes do corpo como as axilas, linha média abdominal e mamilos.
O melasma não ocorre somente em gestantes, mas é frequente entre elas.
Isso acontece, porque durante a gravidez há um maior estímulo para a liberação do hormônio melanócito-estimulante, que produz a melanina, que é o pigmento da pele.
De acordo com especialistas, as manchas surgem a partir do fim do terceiro trimestre de gravidez, quando os níveis dos hormônios se estabilizam.
Como Prevenir as Manchas de Pele que Surgem na Gravidez
A melhor maneira de prevenir o aparecimento de manchas na pele durante a gravidez é usar o filtro solar diariamente.
A radiação pode aumentar o escurecimento da pele. Reaplique o filtro solar a cada três horas e não se exponha ao sol das 10 horas às 16 horas.
Escolha um protetor físico, evite o químico para que a pele não absorva as substâncias orgânicas durante a gestação.
Meses após o parto, é provável que a linha da barriga e dos mamilos escureçam, mas as mulheres não precisam se preocupar, pois, há tratamentos que diminuem o problema.
As manchas podem ser tratadas com cremes clareadores, peelings superficiais e lasers.
Com esses tratamentos o melasma pode desaparecer.
Dicas para as Mais Vaidosas
Muitas mulheres que engravidam e têm muito medo de ficarem feias acabam investindo em cremes diversos para prevenir as manchas escuras.
Porém isso não é indicado, porque as mulheres podem fazer mal ao bebê por causa da composição do produto, por isso, os cremes só são indicados quando o bebe já nasceu e de preferência quando ele não mamar mais.
Pode ser difícil de acreditar, mas as substâncias dos cremes podem ir para o leite materno e prejudicar o bebe.
Então não tome e nem use nada para acabar com as manchas antes do bebe nascer e desmamar. Isso também serve para os demais tratamentos.
Portanto, dificilmente as mulheres grávidas ficarão livres das manchas escuras na pele, porém, usando o filtro solar é possível evitar essas manchas.
É importante dizer que o filtro solar que será usado pela gestante deve ser indicado pelo médico, porque, somente ele sabe o que é bom ou não para o pequeno. Então cuide-se.