Conjuntivite na Gravidez

Conjuntivite Gravidez

A conjuntivite é um problema que resulta da inflamação da membrana que cobre parte dos olhos.

A conjuntivite é um problema que se trata facilmente, mas se causa bastante incómodo, na gravidez a grávida deve sempre recorrer ao médico para que este indique o melhor tratamento.

A origem e causa para o aparecimento variam bastante de acordo com o tipo de conjuntivite que apanhar: viral, bacteriana ou alérgica.

A transmissão acontece quando existe o contato do vírus com os olhos, para evitar o contato deve lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar lugares fechados e cheios de gente. E não coce os olhos.

Conteúdos
  1. Sintomas da conjuntivite
  2. Tratamento para conjuntivite na gravidez
  3. Receita caseira para a conjuntivite

Sintomas da conjuntivite

A conjuntivite durante a gravidez não é perigosa nem para a mulher, nem para o bebé.

A conjuntivite viral ou alérgica, que são as mais comuns, não tem nenhum risco durante a gravidez, uma vez que o tratamento serve apenas para aliviar os sintomas mais incómodos.

A conjuntivite bacteriana deve ser seguida e tratada pelo médico.

  • Ardência
  • Sensação de areia nos olhos
  • Vermelhão
  • Lágrimas
  • Remela, substância branca ou amarela viscosa que pode fazer com que acorde com os olhos colados de manhã-
  • Comichão nos olhos
  • Desconforto e dor
  • Inchaço
  • Intolerância à luz forte

Tratamento para conjuntivite na gravidez

O tratamento consiste em manter os olhos secos e limpos. A grávida de utilizar lenços de papel ou compressas descartáveis e lavar a zona com água ou soro fisiológico.

No caso da conjuntivite bacteriana é necessário a aplicação de colírio antibiótico.

Receita caseira para a conjuntivite

Nos casos mais simples de conjuntivite e grávida pode aplicar compressas caseiras que ajudam a aliviar os sintomas, em especial a comichão e o desconforto.

Aplique compressas com chá de camomila.

Prepare o seu chá de camomila normalmente.

Deixe esfriar, molhe a compressa e coloque sobre os olhos durante cerca de 15 minutos, nunca deve reutilizar a compressa.

Aplique 2 a 3 vezes por dia. O chá de camomila baixa a temperatura do olho, dá uma sensação de bem-estar e ajuda a combater o vírus.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.