Consumo insuficiente de água na gravidez- Riscos para a mãe e para o bebê

consumo insuficiente de agua na gravidez

A água é muito importante, o consumo de água ajuda a hidratar o corpo e a melhorar o funcionamento do organismo. Durante a gravidez o consumo de água ainda é mais importante.

Os especialistas de saúde referem a importância de beber cerca de dois litros de água por dia, na gravidez, especialmente, nos dias mais quentes esta quantidade deve aumentar.

Confira aqui os riscos para a gestante e para o bebê derivados ao consumo insuficiente de água.

Conteúdos
  1. A importância da água na gravidez
  2. Riscos do consumo insuficiente de água na gravidez
    1. Redução na quantidade de líquido amniótico
    2. Má circulação
    3. Aumento do suor
    4. Infeções urinárias

A importância da água na gravidez

A água é muito importante para o bom funcionamento do organismo. Ao longo do dia perdemos água através da urina e da transpiração, por isso, é necessário repor estas perdas.

Durante a gravidez a água ajuda a melhorar a circulação sanguínea, permite ainda uma melhor irrigação do útero e da placenta, este processo permite que os nutrientes cheguem ao feto da melhor maneira.

Para além disso durante a gravidez o consumo de água ajuda a aliviar alguns problemas e desconfortos comuns.

A água ajuda a aliviar sintomas da obstipação, hemorroidas e infeções urinárias. Uma boa hidratação ajuda a combater dores de cabeça, fadiga, enxaquecas e retenção de líquidos.

Riscos do consumo insuficiente de água na gravidez

Redução na quantidade de líquido amniótico

O líquido amniótico é muito importante durante a gestação. O consumo de água ajuda a manter s níveis necessários para o bebê.

O consumo insuficiente de água pode fazer com que a quantidade de líquido seja menor, o que pode gerar severos problemas na gestação. O nível baixo de líquido amniótico pode levar a problemas restrição do crescimento uterino, e em níveis mais graves ao parto prematuro.

Má circulação

A água é fundamental à boa circulação sanguínea. Quando não acontece esta hidratação o coração faz um esforço extra. Este esforço pode provocar problemas tonturas, desmaios e dores de cabeça.

Aumento do suor

A falta de água pode levar a um aumento da temperatura corporal.

Infeções urinárias

As infeções urinárias são comuns na gravidez, a verdade é quando não são tratadas podem causar problemas graves na gestação, incluindo o parto prematuro.

Deve beber água e manter o corpo bem hidratado.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.