Como Cuidar do Umbigo do Bebê
Os cuidados com os recém-nascidos geram muitas dúvidas, e uma das mais comuns está relacionada com a higiene e cuidados com o umbigo do bebê que nos primeiros dias de nascimento exige uma atenção especial para não causar infecções.
Durante a gravidez o cordão umbilical é o responsável pelo transporte do oxigênio e nutrientes ao bebê, quando ele nasce o cordão umbilical é cortado, mas um pedacinho, que recebeu o nome de coto, fica ligado ao umbigo do bebê e leva cerca de uma semana para cair e quase um mês para ficar completamente sarado.
Nesse período, principalmente, as mães de primeira viagem ficam com dúvidas de como cuidar do umbigo do recém-nascido.
Dicas para cuidar do umbigo do bebê
Muita coisa é dita ao redor do mundo sobre os cuidados com o umbigo do bebê nas primeiras semanas de vida, em alguns lugares não permitem banhar a criança até que o umbigo caia, em outros não é recomendado passar nada para que seque mais rápido, porém, no Brasil as indicações médicas são diferentes.
O jeito correto de cuidar do umbigo do recém-nascido é mantê-lo sempre seco e limpo para evitar a contaminação de bactérias no coto.
Os especialistas indicam banhar o bebê desde o primeiro dia de vida, e nas trocas de fraldas passar um cotonete com álcool a 70% no coto e deixar secar naturalmente.
Caso o coto fique sujo de xixi ou cocô será preciso lavá-lo com água e sabonete e só depois aplicar o álcool, nesse momento da limpeza é muito importante lavar as mãos antes e depois e ficar atenta aos olhos do bebê para que não respigue álcool.
Quando o umbigo do recém-nascido apresentar problemas
Mesmo com todos os cuidados pode acontecer do umbigo do bebê apresentar problemas e infecções que surgem quando: a área em torno estiver vermelho ou inchado, apresentar mau cheiro, o bebê mamar pouco ou ficar com febre, aí é o momento de consultar o pediatra, outros sintomas de problemas no umbigo considerados mais normais é secreção amarelada e um pouco de sangue na fralda.
O coto demora uma semana ou um pouco mais para cair, quando isso acontece é preciso continuar limpando o local com álcool porque pode ficar uma ferida no lugar que demora cerca de 10 dias pata cicatrizar.
Umbigo saltado ou hérnia umbilical
Passado esse período muitos bebês ficam com o umbigo saltado o que pode se tratar de hérnia umbilical, problemas que atinge até 20 por cento dos recém-nascidos.
A hérnia umbilical deve ser acompanhada pelo pediatra e sara sozinha, caso não aconteça até o primeiro aniversário da criança aí o médico indica o melhor tratamento.