Como Calcular a Data Prevista para o Parto
Quando uma mulher descobre que está grávida, ela já começa a se preocupar com tudo relacionado à sua saúde e ao desenvolvimento do seu bebê. Aprenda mais sobre a Data Prevista para o Parto DPP.
As gestantes passam por mudanças diversas no período de nove meses, mas o que elas esperam ansiosamente seja pelo medo da dor ou vontade de conhecer o filho é o dia que o parto vai acontecer.
O parto é a última fase da gravidez e mesmo que as gestantes sejam acompanhadas desde o início da gravidez por um especialista é muito difícil calcular o dia exato que o bebê vai nascer.
Calcular data prevista para o parto
Para saber mais ou menos o dia em que ocorrerá o parto, existem algumas opções, sendo que a principal é a seguinte.
A mulher precisa saber o 1° dia da sua última menstruação antes da gravidez e adicionar sete dias e nove meses, por exemplo, se o primeiro dia da última menstruação foi 12 de setembro, provavelmente o bebê vai nascer no dia 19 de junho.
Outra maneira de ter uma ideia de quando acontecerá o parto é medir a barriga da grávida deitada em uma maca ou cama.
A forma mais conhecida e segura para saber quando o bebê vai nascer é fazendo o exame de ultrassonografia, que sempre é realizado durante o pré-natal.
Algumas mulheres para calcular quando os seus pequenos vão nascer, contam no calendário quantas semanas se passaram depois de sua última menstruação.
O mais indicado mesmo é que um ginecologista ou obstetra realize todos os exames necessários e dê uma data próxima de quando o bebê deverá nascer.
Dicas para não se preocupar com o parto
Muitas mulheres, principalmente as que serão mães pela primeira vez, sentem muito medo da dor que sentirão na hora do parto, mas essa preocupação é desnecessária, pois, o parto vai acontecer e poderá ser muito doloroso ou não, então só resta esperar.
Para que a gestante tenha mais segurança e a dor seja menor, a dica é fazer um curso de grávidas com o seu marido, nesses cursos, são ensinadas várias técnicas para facilitar o parto.
Para diminuir a preocupação com o parto, especialistas aconselham que as gestantes ocupem seu tempo com outras coisas que não tenha a ver com a sua gravidez, como ler um livro, realizar um projeto, ajudar pessoas necessitadas e muito mais, com isso, as grávidas não verão o tempo passar e chegarão mais tranquilas ao parto.
Se estiver com muito medo da dor do parto, converse com seu médico para saber se tem como realizar uma cesariana. Esse procedimento deixa a mulher vulnerável por mais tempo, mas o parto só tem a dor da injeção da anestesia.