De que cor vão ser os olhos do seu bebé?
Durante a gravidez os pais imaginam cada pormenor do bebé, o rostinho, a boca, com quem ele vai ser parecido, atualmente, com o grande avanço nas ecografias, especialmente, a 3 e 4 dimensões já é possível ver o rosto do bebé e ter uma ideia dos seus traços.
A verdadeira emoção acontece com o primeiro olhar e o primeiro cheiro, é momento verdadeiramente especial.
A maioria dos pais diz que que o único desejo que têm é que o filho/a nasça perfeito/a e com saúde, mas depois de garantir a saúde do bebé, secretamente desejam que os seus filhos nasçam com os olhos azuis ou verdes.
Cor dos olhos do Bebê ao Nascer
A maioria das crianças nascem com os olhos de uma cor azul acinzentada indefinida, mas a cor dos olhos pode alterar-se com o passar do tempo.
A cor dos olhos varia de pessoa para pessoa, esta é determinada pela genética que os pais e os avós transmitem através dos cromossomas.
A de olhos mais dominante em todo o mundo é a cor castanha, no entanto, em alguns países nórdicos como a Suécia e a Noruega, as cores predominantes são as claras.
É a quantidade de melanina que determinam a cor da pele, ao cabelo e aos olhos.
As íris que contêm muita melanina são as castanhas ou pretas, as íris com menos melanina são azuis, verdes, cinzentas e de cor castanha clara.
Quando é que a cor dos olhos do bebé é definitiva?
Muitos bebés nascem com os olhos claros, um tom azul acinzentado.
Com a exposição ao sol depois do nascimento aumenta a produção de melanina na íris do olho e a cor definitiva pode formar-se por volta dos 6 meses, embora se determine melhor aos 12 meses de idade.
Pais com olhos escuros podem ter bebés com olhos claros e pais com olhos claros podem ter bebés com olhos escuros, depende dos genes familiares.