Dicas para Amamentar o seu Bebê
Amamentar o seu bebé é das sensações mais incríveis que uma mulher tem na sua vida. Além de criar uma ligação muito especial entre mão e filho, amamentar o bebé com leite materno traz inúmeros benefícios para o recém-nascido.
Contudo, por várias razões, nem sempre é fácil amamentar. Seja devido à formação de gretas nos bicos dos seios, tornando o ato de amamentar doloroso para a mãe, seja devido à dificuldade do bebé sugar o leite, há vários constrangimentos que podem complicar este ato tão especial e benéfico.
Além disso, ninguém nasce ensinado, e é normal que no primeiro filho, haja algumas dificuldades naturais de quem nunca foi mãe.
Para a ajudar, neste artigo poderá conhecer algumas dicas para amamentar.
Dicas de Amamentação
Dica 1
Quando der a mama ao seu bebé, coloque os seus dedos em tesoura por debaixo do seio, de forma a suportá-lo, sem no entanto apertar na zona do mamilo.
A ideia é segurar o seio sem cortar o fluxo do leite para o bebé.
Dica 2
Ajude o seu bebé a colocar o mamilo dentro da boca.
Para isso, aperte a auréola do mamilo, ao mesmo tempo que encosta o mamilo na boca do seu bebé. Mantenha essa posição até o bebé ter colocado o mamilo e a auréola dentro da boca.
Não se esqueça que o nariz do bebé deve ficar à mesma altura que o mamilo.
Dica 3
Quando o bebé estiver a sugar o leite, verifique se os lábios estão na posição correta, isto é, virados para fora.
Se estiverem virados para dentro, force delicadamente os lábios a ficar na posição correta. O bebé deve ficar sempre pertinho do seio, com o queixo e o nariz a tocar na pele da mama.
Dica 4
Se a sua mama estiver muito dura e cheia, antes de amamentar deve massajá-la, de forma a ficar mais mole e flexível para o bebé mamar.
Dica 5
No final de amamentar o seu bebé, espalhe sempre um pouco do seu leite pelo mamilo e pela auréola, deixando que este seque naturalmente.
Isto irá ajudar a que não se formem gretas.
Dica 6
Durante um dia, o bebé recém-nascido deve fazer no mínimo 8 mamadas.
Assim, durante o período diurno, deve acordá-lo a cada 2/3 horas, e durante o período noturno, se ele não acordar com fome, deve acordá-lo em cada 5 horas.