Dicas Para Acabar Com as Cólicas do Bebê

aliviar colica de bebe

As mamães de primeira viagem não conseguem nem dormir direito preocupadas com os seus bebês, principalmente quando eles começam a chorar e elas não sabem como fazer os pequenos se acalmarem. As c´licas são uma das razões do choro do bebê, veja algumas dicas para acabar com as cólicas do bebê.

Na maioria das vezes, os bebês choram por fome, sede ou por estarem assados, mas quando, eles não querem comer, beber água e nem estão assados, o problema é a cólica, pois os bebês costumam sentir muitas dores na barriguinha.

As cólicas são um dos principais receios dos papás.

Conteúdos
  1. Como Acabar com as Cólicas do Bebê?
    1. Massagem na barriguinha do bebê
    2. Banho quente
    3. Faça uma compressa
    4. Faça contato pele a pele
    5. Dê de mamar
    6. Pedir ajuda
    7. Controle a sua alimentação
  2. Alimentos que causam cólicas no bebé

Como Acabar com as Cólicas do Bebê?

Massagem na barriguinha do bebê

Quando o bebê está sentindo dor na barriguinha, a melhor opção é massagear a barriga do pequeno, faça movimentos circulares no sentido horário.

A massagem deve ser feita da seguinte forma.

Com as mãos em formato de concha, deslize uma de cada vez pela barriga do bebê, começando pelas costelas em direção ao púbis. A massagem deve fazer uma leve pressão.

Banho quente

Prepare um banho com água em temperatura entre 36 e 37 graus.

Dê um banho normal, mas passe mais água na barriguinha.

Faça uma compressa

Passe uma fralda com ferro e coloque-a ainda quente na barriga do bebê, ou use uma bolsa térmica com água morna.

O calor auxilia na vasodilatação, facilitando o fluxo de sangue e relaxando a musculatura. Essa compressa diminui o desconforto abdominal.

Faça contato pele a pele

Para diminuir a cólica, deite o bebê de bruços sobre o peito do pai ou da mãe, assim o bebê conseguirá expulsar os gases que incomodam e deixam a cólica mais grave.

O contato pele a pele aconchega e a voz e o cheiro da mãe ou do pai dá calma e segurança ao bebê.

Dê de mamar

A maioria dos bebês se acalma quando começa a mamar. A estimulação oral é uma fonte de satisfação que ajuda a diminuir a cólica.

Só não ofereça o peito se o bebê estiver acabado de mamar ou se ele não quiser mamar.

Previna os gases

A quantidade de ar que o bebê engole a cada mamada pode provocar gases e aumentar a cólica, por isso, é essencial fazer o bebê arrotar para expulsar o ar engolido durante a amamentação.

Para crianças que não mamam, é possível encontrar mamadeiras criadas para evitar a cólica.

Pedir ajuda

As cólicas e o choro dos bebês podem durar várias horas e com isso, as mães ficam nervosas, o que faz com que o bebê sinta ainda mais dor, então saia de cena e peça ajuda a alguém mais calmo que ofereça segurança para o pequeno.

Controle a sua alimentação

As mulheres que estão dando de mamar devem controlar a alimentação, elas devem evitar alimentos industrializados com corantes, conservantes e estabilizantes, porque esses produtos tornam a digestão do bebê muito difícil.

Alimentos que causam cólicas no bebé

  • feijão
  • brócolos
  • ovos
  • cebola
  • repolho
  • couve-flor
  • derivados de leite
  • laranja
  • limão
  • chocolate
  • tomate
  • café
  • refrigerantes

 

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.