Dicas para Voltar ao Trabalho após Maternidade

Dicas Voltar Trabalho Maternidade scaled

Ao engravidar a mulher sabe que terá nove meses pela frente, nos quais ela terá que se cuidar e cuidar do bebê que está em sua barriga. Hoje em dia a grande maioria das mulheres trabalha, mas quando chega o momento de voltar ao trabalho após maternidade é complicado.

Essa licença é de 4 meses e pode ir até 6 meses, esse é o tempo que a mãe tem para cuidar do seu bebê antes de voltar ao trabalho.

Quando a licença maternidade acaba, muitas mulheres encontram dificuldades para se separarem dos seus filhos por algumas horas.

Entretanto trabalhar para elas é uma necessidade. Para ajudá-las aqui vão algumas dicas para facilitar esse momento tão difícil para as mamães.

Conteúdos
  1. Dicas para Voltar a Trabalhar depois da Licença Maternidade
  2. Dicas para Regressar ao Trabalho depois da Maternidade

Dicas para Voltar a Trabalhar depois da Licença Maternidade

Para a mudança não ser tão radical, um mês antes de acabar a sua licença maternidade, comece a adaptação do pequeno no berçário, casa da avó ou com a babá.

Faça a adaptação pouco a pouco. Deixe a criança com seus futuros cuidadores um pouquinho de tempo por dia. Comece ficando uma hora longe e vá aumentando de forma gradativa.

Confie em suas escolhas. Independentemente do lugar onde ficará o seu bebê, o mais importante é ter certeza de que você fez o melhor que pode para que seu bebê seja bem cuidado quando estiver ausente.

Foque em ter uma carreira, pois, é muito importante, afinal mãe realizada é igual criança feliz.

Antes de deixar seu filho em qualquer lugar ou com qualquer pessoa, certifique-se que é de confiança, pois, um bebê é um ser indefeso e está sujeito a qualquer coisa que queiram fazer com ele. Então tenha muito cuidado e escolha bem.

Dicas para Regressar ao Trabalho depois da Maternidade

No trabalho priorize as suas tarefas para não ficar cheia de trabalho logo na primeira semana. Faça uma lista para ajudá-la.

Não fique trocando de babá ou de creche, porque os bebês demoram um pouco para se adaptarem a lugares estranhos. Nem pense em buscar um lugar que cuide do seu bebê como você, pois, não existem, os cuidados da mãe são únicos.

Nada de começar a levar trabalho para casa. O seu bebê precisa de você todo o tempo em que estiver em casa. A dica é aprender a separar o tempo. Assim quando chegar do trabalho a sua dedicação será somente para seu filho.

Durma sempre que puder, pois, trabalhar e cuidar de filho pequeno é muito cansativo.

Portanto se está perto de acabar a sua licença maternidade, siga as dicas acima e faça o que puder para deixar seu filho seguro na sua ausência.

A preferência é que deixe seu pequeno com uma pessoa de extrema confiança como uma avó ou tia, pois, colocar crianças muito pequenas em lugares com estranhos pode ser muito perigoso.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.