DIY Potes da Calma

DIY Pote Calma

Este pote da calma tem feito imenso sucesso. Segundo quem experimentou as crianças acalmam simplesmente a olhar para o frasco.

Inspirado no método de Montessori, o “ calming jar” ou pote da calma pode ser feito em casa, é uma ideia bastante simples e que resulta em situações de grande stress.

O pote ou jarro é usado para acalmar as crianças mais pequenas depois de uma situação em que existiu uma briga ou de choro.

A cor e o brilho ajudam a distrair os mais pequenos, As crianças ficam concentradas no vidro vendo o glitter e a tinta a mover-se.

É o tempo suficiente para eles parar, respirar e acalmar. O tempo ajuda a criança a concentrar-se nas causas do seu comportamento.

Como Fazer um Pote da Calma Passo a Passo

Material necessário:

1 pote de vidro com tampa

Água quente

1 ou 2 colheres de cola glitter

3 ou 4 colheres de purpurina

Gotas de corante alimentar líquido

Passo a passo do pote da calma:

Deite dentro do frasco de vidro água quente e misture a cola glitter. Mexa muito bem até a cola se dissolver complemente na água.

A quantidade de água depende da capacidade do frasco utilizado, deve encher deixando uma folga de cerca de 1 dedo.

Junte as purpurinas ao preparado anterior e misture muito bem, a quantidade vai depender do efeito. Experimente abane e se necessário acrescente mais um pouco.

Junte o corante alimentar.

Feche muito bem o frasco e agite para ver se gosta do resultado final. Se necessário pode acrescentar mais glitter, purpurinas ou corante.

Veja aqui um vídeo com o passo a passo. Ideia super simples de fazer.

hqdefault

As crianças adoram estes frascos, não deixe de experimentar. Eles realmente funcionam na hora de acalmar os mais pequenos. Serve como tempo de reflexão para ultrapassar momento de birra ou choro.

Luana Araujo Silva

Resindência em Enfermagem Neonatal pela Universidade Estadual de Londrina/PR com amplo campo de atuação: Maternidade de Baixo Risco, Maternidade de Alto Risco, Unidade de Cuidados Intermediários e Intensivos Neonatal,Recepção do Recém nascido termo e pré termo na sala de parto.Segmento ambulatorial do recém nascido pré termoHabilitada para inserção e manutenção de Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP/PICC), com auxilio de ultrassom e Inserção de Cateter Umbilical Arterial e Venoso.Também possui ampla bagagem na áreade aleitamento materno em recém-nascidos a termo e pré-termo.