Exames que as Tentantes Devem Fazer
Ter um filho é o sonho da grande maioria das mulheres, especialmente das casadas que não veem a hora de aumentar a família.
Não tem como saber quando uma gravidez vai acontecer, pois algumas mulheres conseguem engravidar rapidamente, já outras podem demorar até anos para ficar grávida, isso depende de cada uma.
As mulheres que estão tentando engravidar, popularmente chamadas de tentantes, precisam saber que antes de pensar em iniciar uma gestação é preciso passar por alguns exames que evitarão problemas com a sua saúde e com a do futuro bebê.
Quais os Exames que as tentantes devem fazer ?
Exames ginecológicos
Os exames ginecológicos são os mais importantes para as mulheres que querem tentar engravidar. Entre os exames ginecológicos, podemos destacar o papanicolau, que é essencial para a saúde do útero da mulher. Outro exame ginecológico que precisa ser feito é o ultrassom vaginal para detectar algum possível problema com o órgão reprodutor feminino. Existem outros exames desse tipo, mas só deverão ser feitos se o médico pedir.
Exame de urina
Quando ocorre uma infecção na região urinária, é comum ocorrer abortos espontâneos, por isso é muito corriqueiro o médico pedir um exame de urina, não só para evitar o aborto como também o nascimento de crianças com pouco peso e nascimentos prematuros.
Hemograma
O hemograma completo é um exame de rotina, por isso é muito comum que o médico peça um para a mulher que quer engravidar. Nesse exame de sangue completo é possível descobrir se há algum indicador alterado na saúde da mulher, entre os problemas mais comuns, estão: aumento de glicose, anemia e baixa de linfócitos.
O aumento de glicose no sangue precisa ser controlado pelas mulheres que querem engravidar, porque a diabetes gestacional é a maior causa dos partos prematuros. A anemia, que consiste na diminuição de hemoglobina nas hemácias pode causar abortos espontâneos.
Vacinas
Além de passar por esses exames as mulheres que pretendem engravidar devem tomar vacinas, esse é um método de prevenção para que a futura mamãe não contraia alguma doença, pois pode passar para o bebê ou causar muitos problemas para ele e também para ela.
Ao tomar a vacina, a mulher que pretende engravidar será orientada sobre o tempo que deverá esperar para tentar engravidar, porque o organismo precisa de um tempo para reagir completamente a vacina e deixar a mulher saudável. As vacinas mais comuns para as mulheres que estão tentando ser mães são: vacina contra a catapora, hepatite B e antitetânica.
Portanto se está querendo engravidar em breve, procure um médico especialista e faça todos os exames que ele pedir e não se esqueça de tomar todas as vacinas, depois disso pode tentar engravidar sem medo.