Melhores Exercícios para Praticar na Gravidez

melhores exercícios praticar gravidez

Neste artigo poderá conhecer os benefícios da atividade física durante a gestação, e ainda, os melhores exercícios para praticar na gravidez.

Gravidez não é doença. Esta frase é repetida por obstetras a todas as grávidas, lembrando-as de que a gravidez não implica ter uma vida menos ativa.

Claro que o estilo de vida tem de adaptar-se à nova situação, não tivesse a grávida um bebé a crescer na sua barriga. No entanto, não deve fazer do período da gravidez uma vida sedentária. As vantagens do exercício físico para a grávida e para o bebé são muitos.

Conteúdos
  1. Benefícios da atividade física durante a gravidez
  2. Melhores exercícios para praticar na gravidez
    1. Pilates
    2. Caminhada
    3. Corrida leve
    4. Natação
    5. Hidroginástica
    6. Bicicleta ergométrica

Benefícios da atividade física durante a gravidez

Os músculos da grávida tem de ser exercitados, para que ela se sinta bem fisicamente, e tenha uma estrutura que lhe permita aguentar melhor o aumento de peso, bem como, o momento do parto.

Os exercícios durante a gravidez ajudam ainda a reduzir o stress e a ansiedade, ajudam a aumentar o apetite, e melhoram a autoestima.

Por fim, é também importante a grávida exercitar-se para que não engorde para além do ideal. O excesso de peso durante a gravidez tem as suas consequências, e como tal, deve procurar manter-se no aumento de peso normal na gestação.

Melhores exercícios para praticar na gravidez

Os melhores exercícios para uma grávida são aqueles que implicam um impacto baixo. Atividades como Pilates, natação, caminhada, corrida leve, hidroginástica, bicicleta ergonómica, ou até mesmo, exercícios de musculação orientada e com restrições.

Pilates

Estes exercícios ajudam a corrigir a postura, a controlar a respiração, e ainda, a alongar os músculos. Deve ser feito com orientação de um instrutor qualificado.

Caminhada

Atividade física perfeita para as grávidas sem hábitos desportivos, já que é um exercício físico moderado, sem necessidade de uma condição física prévia. Deve apenas ter o cuidado de usar uns ténis com uma boa capacidade de amortecimento.

Corrida leve

Ao contrário da caminhada, esta atividade é mais vocacionada para as grávidas que façam regularmente desporto. A corrida deve ser leve, e com muito pouco intensidade.

Natação

É uma atividade física bastante adequada, já que o facto de estar na água reduz o peso corporal, não esforçando em demasia o corpo. Deve ser praticado o estilo crawl.

Hidroginástica

Tem as mesmas vantagens da natação, sendo no entanto mais indicada para mulheres grávidas com um estilo de vida sedentário.

Bicicleta ergométrica

Esta atividade é apenas indicada para os primeiros dois trimestres da gestação, já que nos últimos meses, o tamanho da barriga dificulta o ato de pedalar. Este exercício, feito de forma muito moderada, ajuda a trabalhar a respiração, e ainda, a queimar gordura.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.