Fases da Gestação- Quais são e o que ocorre em cada uma

fases gestacao

A gravidez é uma altura da vida da mulher que envolve muitas mudanças, a nível hormonal, corporal e emocional. Confira de seguida as alterações sofridas pela gestante e pelo bebé durante as três fases da gestação.

Durante os 9 meses que dura a gestação, a grávida irá ver o seu corpo a transformar-se à medida que o bebé cresce e se desenvolve.

Pode-se dividir a gravidez em três fases. Estas coincidem com os 3 trimestres em que se dividem os 9 meses.

Conteúdos
  1. Primeiro Trimestre
  2. Segundo Trimestre
  3. Terceiro Trimestre

Primeiro Trimestre

O primeiro trimestre é caracterizado pelo desenvolvimento do embrião. Atingindo no final do 1º trimestre um peso de 14 a 18 g, e um comprimento entre 6 e 7,5 cm.

Ao fim dos três primeiros meses o bebê tem já o seu corpo definido. Passa a denominar-se feto, com a cabeça bem delineada e com as suas pálpebras a formarem-se.

Quanto à grávida, esta é a fase mais desconfortável, marcada por sintomas como cansaço, náuseas e vómitos, sonolência, desejo frequente em urinar.

Pode ainda sentir sentimentos de repulsa ou desejo em relação a certos alimentos.

Segundo Trimestre

No segundo trimestre o feto começa a desenvolver os seus órgão. Muitos deles terminando a formação das principais estruturas até ao 6º mês.

Os rins começam a funcionar, formando já a primeira urina.

Nesta fase já é possível saber o sexo do bebé. No final deste trimestre a gestante pode sentir os movimentos do bebé dentro da sua barriga, os chamados pontapés.

O bebé tem os primeiros fios de cabelo por volta do 5º mês, e começa a reagir a estímulos e a desenvolver os seus sentidos no 6º mês.

Quanto à mãe, muitos dos sintomas do primeiro trimestre desaparecem, podendo no entanto surgir a prisão de ventre.

Terceiro Trimestre

Esta é a fase final da gravidez, em que o bebé termina o seu desenvolvimento. Nesta fase o bebê já abre e fecha os olhos, e pode a dada altura encaixar a cabeça na zona pélvica da grávida, posição adequada para o parto.

O bebê, já totalmente crescido, tem menos espaço para se mexer, e como tal, é normal que dê menos pontapés.

Contudo, sempre que se mexe a mãe sente mais. Ao atingir os 9 meses o bebé está pronto para nascer.

Quanto à mãe, a partir do 7º mês começa já a organizar todos os preparativos para o parto, pois este pode ocorrer antes do fim dos 9 meses.

Emilly Cavalcanti

Enfermeira pós graduada em UTI Pediátrica e NeonatalGrupo Ama consultoria: Qualificação e Habilitação de Cateter de Picc em Neonatologia, Pediatria e Geriatria.APAE-SP Capacitação Profissional do teste do PezinhoSBP- Sociedade Brasileira de Pediatria: Reanimação Neonatal.