Gravidez e a Dengue
A dengue é uma doença transmitida por mosquito, comum em regiões tropicais, em que a temperatura é mais lata mas existem períodos de grande precipitação.
A dengue consiste numa infecção viral em que o principal sintoma é a febre, por norma, os sinais 3 dias após a picada do mosquito.
Em alguns países como o Brasil a dengue tem-se tornado um problema de saúde pública. As mulheres grávidas devem ter especial cuidado com a dengue, na gravidez, o sistema imunológico está mais fragilizado e a doença pode causar complicações como parto prematuro e anomalias fetais.
Sintomas da dengue
Os sintomas da dengue são muito semelhantes a uma simples gripe. Para um diagnóstico correcto é importante fazer alguns exames médicos, as grávidas devem ir ao médico ao mínimo sinal para fazer os exames necessários e, se necessário, começar o tratamento.
Siga sempre as recomendações do seu país. A dengue pode causar graves problemas na gestante e no bebê.
- Febre alta repentina
- Dor de cabeça
- Dor muscular e nas articulações
- Tremores
- Diarreia
- Enjoo
- Perda de apetite
- Mudanças no paladar
- Vómitos
Tratamento da dengue
O tratamento consiste em abrandar os sintomas, com a reidratação oral ou intravenosa, repouso e manutenção da actividade sanguínea. A doença dura cerca de 10 dias, mas a recuperação pode levar entre duas e quatro semanas, alguns casos o tratamento pode levar ao internamento hospitalar.
Dengue e Amamentação
Vários estudos indicam que o leite materno e o colostro possuem anticorpos contra a dengue, por isso, pode e deve amamentar o seu bebé para o proteger da doença.
Dicas para Evitar a Dengue
Use roupas claras
Proteja a pele, nos picos da doença proteja-se e use calças compridas e manga comprida para ter menos pele exposta.
Prefira os locais ventilados e frescos, o mosquito não sobrevive a temperaturas baixas.
Use repelentes e mosquiteiros para evitar ser picada